Pular para o conteúdo principal

Limpa Brasil - Movimento Let's Do It!



Você já pensou em reunir seus amigos, vizinhos e parentes para fazer um mutirão de limpeza e aproveitar a oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da destinação correta do lixo?  Essa é a proposta do movimento Let’s Do It!, que acaba de chegar ao Brasil.
Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o Let´s Do It!  ocorreu  pela primeira vez na Estônia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários. Eles retiraram 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas em apenas cinco horas. Outros países, como Portugal, Finlândia, Índia e Ucrânia, também aderiram.
No Brasil, o projeto está sob responsabilidade da Atitude Brasil - empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. O primeiro mutirão ocorreu em 5 de junho, no Rio de Janeiro, como parte das comemorações pela Semana Mundial do Meio Ambiente,  e reuniu cerca 6,5 mil pessoas.
Para lançamento da campanha Limpa Brasil – Let’s Do It, foi desenvolvido um vídeo com o slogan “Eu sou catador”, que utiliza várias personalidades nacionais como apoiadores desta ação – os protagonistas do documentário “Lixo Extraordinário”, os cantores Milton Nascimento, Chico Buarque e Jamelão Neto, a atriz Marília Pêra, o ator Darlan Cunha, o chefe de cozinha Guga Rocha e os apresentadores de TV Marina Person, Didi Vagner e Edgard Piccoli.  Assista ao vídeo e veja quanta gente está participando deste movimento.
Calendário - As próximas cidades a participar são: Brasília (21 de agosto), Goiânia (26 e 27 de agosto), Guarulhos (16, 17 e 18 de setembro), Campinas (24 e 25 de setembro), São Paulo (1 a 22 de outubro) e Belo Horizonte, em data ainda a definir. A expectativa é de que todos esses mutirões reúnam cerca de meio milhão de pessoas.
Para participar, como voluntário, há duas maneiras: você pode se tornar um agente e disseminar a ideia do ‘Limpa Brasil’, fazendo oficinas a fim de motivar grupos a participarem do  movimento ou, então, ser voluntário da ação, recolhendo resíduos descartados irregularmente em seu bairro e levando até um ponto de entrega. Ali, eles poderão ser trocados por ingressos para shows que acontecerão no final do dia.
Vamos agir! Respeite e valorize a preservação do bem comum. Se cada um fizer a sua parte, teremos um resultado rápido e extremamente positivo para a conservação do nosso meio ambiente.

Fonte: Rede de Mobilização Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itajaí sedia 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Evento ocorre até este sábado na cidade e reúne atletas de todo o país. Competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS Atletas de todo o Brasil participam da 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que começou nesta sexta-feira a e segue até este sábado em Itajaí. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de ciclismo, com sede em Maringá (PR). É a primeira vez que Santa Catarina recebe uma etapa da competição. As provas nas categorias Tandem, para deficientes visuais, Handbike, para quem teve lesão medular e pedala com as mãos, e C1, C2 e C3, para quem teve membros amputados, ocorrem no Molhe do Atalaia. O percurso é de 2 quilômetros. Neste sábado a competição será das 8h ao meio-dia e os atletas vencedores serão premiados em seguida. Mais de 80 atletas participam da etapa itajaiense, sendo seis deles da cidade. A primeira etapa da Copa foi disputada em Peruíbe (SP), em junho, e a próxima será em Brasília (DF) em nov

Software Participar - desenvolvido para a alfabetização e comunicação de deficientes intelectuais

O “Software Participar”, foi desenvolvido para ajudar na alfabetização e comunicação alternativa (redes sociais) de jovens e adultos com deficiência intelectual. A ferramenta, única do gênero no Brasil, foi pensada e desenvolvida dentro da UnB por professor e alunos do Departamento de Ciência da Computação, com o apoio pedagógico especializado da Secretaria de Educação do GDF. Os vídeos (mais de 600) inseridos no software são de qualidade tal, que possam ser executados em computadores de escolas simples, localizadas nas mais distantes cidades, visto que muitos deles são antigos e com configurações defasadas. O projeto foi totalmente construído sem financiamento, mas com a boa vontade e dedicação de muitos. Como o software é pioneiro, o aperfeiçoamento dele deverá acontecer à medida que, com seu uso, necessidades forem identificadas. Existem ainda projetos em desenvolvimento no campo da profissionalização de deficientes intelectuais adultos, que necessitam de financi

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu