Pular para o conteúdo principal

Congresso Brasileiro de Turismo Acessível - Socorro/SP















O evento foi realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Socorro

município de Socorro (SP), referência em turismo de aventura no país, sediou de 28 a 30 de setembro, o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Socorro, com o apoio do Ministério do Turismo. Foram apresentados temas de interesse do setor, casos de sucesso e debates para subsidiar políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência no acesso pleno ao turismo. Assunto de extrema relevância em tempos que antecedem a Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.
Na quinta-feira, 29, a abertura oficial do Congresso foi realizada pelo governador Geraldo Alkmin, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz, entre outras autoridades.
A Secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita, destacou a importância do evento para o mercado do turismo. Ela avalia que, em função da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, é necessário esforço coletivo para preparar o país para atender as diversas demandas dos turistas. "São eventos muito importantes e o Brasil deverá estar preparado para receber todos os turistas, sem distinção", ressalta a secretária.
A Estância Hidromineral de Socorro está localizada na região do Circuito das Águas Paulistas, na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais. Iniciativas pioneiras e experiências no segmento de Turismo de Aventura e Acessibilidade chamaram a atenção para a cidade, que passou a contar com o apoio de diversas instituições, que contribuíram para que se tornasse destino-referência em aventura especial. No ano passado, Socorro recebeu do Governo do Estado de São Paulo o I Prêmio de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência.
Na abertura do evento, o deputado Barros Munhoz não mediu esforços para expressar a importância de um Congresso dessa natureza. "Socorro é uma cidade que encanta, que apaixona, essa cidade maravilhosa, essa cidade que me acolheu e me deu a honra de ser seu deputado mais votado. Uma cidade que vem crescendo para o Estado de São Paulo e agora encantando com o turismo acessível. Socorro que está de parabéns, parabéns pela inteligência, por ter cultivado coisas boas, e isso é um exemplo, parabéns pela sua honestidade, estou orgulhoso de participar do Congresso de Turismo Acessível, porque a gente vê lá na Assembleia a ação concreta da cidade, os melhores projetos de reajuste e de benefício para a população são desse estado".
O presidente da Assembleia Legislativa destacou também a presença marcante da Secretária Dra. Linamara entre os secretários do Governo Alckmin. "O senhor governador sabe olhar as coisas materiais, mas olha também e principalmente a pessoa humana, e é por isso que o senhor tem a Secretária Linamara ao seu lado, que é uma pessoa que abraça a causa, abraça as pessoas com deficiência, e eu gostaria de dizer ao governador que o senhor é uma fábrica de ideias, porque nem tudo precisa de dinheiro, muitas coisas se faz até sem dinheiro, com ideias, com vontade e criatividade, com união e solidariedade, que o senhor governador demonstra na escolha dos seus secretários", destacou, acrescentando: "A acessibilidade ao turismo é a consagração de todo um trabalho".
O Congresso Brasileiro de Turismo Acessível recebeu cerca de 600 participantes e ofereceu todos os recursos de acessibilidade disponíveis: estenotipia, intérprete de Libras e audiodescrição.
Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itajaí sedia 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Evento ocorre até este sábado na cidade e reúne atletas de todo o país. Competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS Atletas de todo o Brasil participam da 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que começou nesta sexta-feira a e segue até este sábado em Itajaí. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de ciclismo, com sede em Maringá (PR). É a primeira vez que Santa Catarina recebe uma etapa da competição. As provas nas categorias Tandem, para deficientes visuais, Handbike, para quem teve lesão medular e pedala com as mãos, e C1, C2 e C3, para quem teve membros amputados, ocorrem no Molhe do Atalaia. O percurso é de 2 quilômetros. Neste sábado a competição será das 8h ao meio-dia e os atletas vencedores serão premiados em seguida. Mais de 80 atletas participam da etapa itajaiense, sendo seis deles da cidade. A primeira etapa da Copa foi disputada em Peruíbe (SP), em junho, e a próxima será em Brasília (DF) em nov

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu

Cidade tem quatro anos para adaptar calçadas e meios de transporte para Jogos Paralímpicos.

Desafio inclui adaptar equipamentos prontos, como o estádio do Engenhão e o Parque Aquático Maria Lenk Maratona. O cadeirante João Carlos da Rocha diante de uma calçada sem rampa em Copacabana: ele penou para fazer o trajeto entre o metrô da Rua Figueiredo Magalhães e a praia MÁRCIA FOLETTO / O GLOBO RIO - A quatro anos do início dos Jogos Paralímpicos do Rio, a cidade ainda tem um longo caminho a percorrer para ser considerada acessível a atletas, visitantes e cariocas com deficiências físicas, visuais e auditivas. Além de tirar do papel novos equipamentos esportivos, projetados com acessibilidade universal (dando ao deficiente autonomia de circulação), o desafio paralímpico inclui adaptar equipamentos prontos, como o estádio do Engenhão e o Parque Aquático Maria Lenk. Será preciso ainda vencer as barreiras impostas pelas calçadas da cidade, onde, segundo o Censo 2010 do IBGE, 89% dos 1,88 milhão de domicílios não têm rampas para cadeirantes em suas imediações. Nos trans