Pular para o conteúdo principal

São Paulo sedia 1ª Mostra Teatral de Direitos Humanos .


A 1ª Mostra Teatral de Direitos Humanos, que começa nesta segunda-feira (17), no Teatro Studio 184 e no Espaço Redimunho, no centro de São Paulo (SP), em São Paulo, reúne 15 espetáculos, seis leituras dramáticas e oito debates sobre Diretos Humanos. para tratar da luta pela garantia de direitos – e das maneiras como eles têm sido historicamente violados.


 marulho
Cena de Marulho: o Caminho do Rio, do Grupo Redimunho/ Foto: Divulgação
O fato de o tema ser abordado por grupos de teatro paulistanos, cujo direito à sobrevivência tem sido continuamente desrespeitado pela administração pública – dada a precarização das políticas voltadas à cultura –, entra como elemento crítico adicional. 

“O teatro sempre foi, na esfera das artes, a linguagem mais perseguida”, afirma Dulce Muniz, atriz, diretora teatral e militante socialista, responsável pela organização da Mostra. Veterana do Teatro de Arena de São Paulo, no qual foi uma das criadoras do teatrojornal, em 1970, Dulce Muniz enfrentou, no período ditatorial, a censura imposta pelo Ato Institucional nº 5 e a repressão violenta empreendida contra ativistas políticos. 

“Foram muitos os diretores, autores e atores presos e torturados pelo regime - como foi o caso de Augusto Boal”, acrescenta, lembrando ainda que sua antiga professora no Arena, a atriz e diretora Heleny Guariba, figura até hoje na lista de “desaparecidos políticos” da Ditadura Militar. 

Naqueles anos, a própria Dulce acabaria sendo presa. Prestando homenagem a Heleny e Boal e a figuras como o cartunista Henfil, o teatrólogo Fernando Peixoto e o publicitário Carlito Maia, a Mostra não tratará, contudo, apenas da luta pelos direitos políticos. “Idealizamos uma estrutura em que diferentes tipos de direitos humanos serão discutidos em cada espetáculo ou leitura dramática”, explica Dulce. 

Peças


Serão apresentadas peças como Carne – Patriarcado e Capitalismo (quinta, 20/9), da Kiwi Cia. de Teatro, que aborda os mecanismos patriarcais de opressão sobre a mulher na sociedade capitalista, O Lixão(sábado, 22/9), da Cia. Pasárgada, que conta a história de uma montanha de lixo acumulada em um terreno baldio, e Brasil de Cabelos Brancos (sexta, 28/9), da Cia. Pompacômica, que aborda o envelhecimento e as questões que envolvem a terceira idade. 

Entre as leituras dramáticas, estão previstas peças como Tito (terça, 18/9), sobre o frei dominicano preso e torturado pela Ditadura Militar, de Solange Dias, e o O Poder Negro (quarta, 19/9), de LeRoi Jones – escritor estadunidense que, posteriormente, mudou o nome para Amiri Baraka. 

Algumas peças serão seguidas de debates que darão continuidade aos conteúdos apresentados. Após a leitura de Heleny, Heleny doce colibri, peça sobre a diretora Heleny Guariba, haverá um debate a Ditadura brasileira (segunda, 24/9), e um debate sobre a condição do trabalhador sucederá a leitura da peça 1º de Maio, de Pietro Gori (sábado, 29/9). 

Foram planejados, ainda, debates sobre a violência, a comissão da verdade e os direitos da criança e do adolescente. Dentro do tema do direito à informação, está prevista uma homenagem aos militantes da imprensa alternativa dos anos de 1970. Todas as atividades serão gratuitas. Confira a programação:

Leituras Dramatizadas
Solange Dias - “Tito”
Núcleo do 184
17/09 - 20h30 “O Povo Pataxó e Suas Histórias”
19/09 - 20h30 “O Poder Negro”
23/09 - 20h00 “Ponto de Partida”
24/09 - 20h00 “Heleny, Heleny, Doce Colibri”
29/09 - 20h30 “1º de Maio”

Espetáculos
17/09 - 19h00 Abertura - “O Povo Pataxó e Suas Histórias”
20/09 - 20h00 Cia. Kiwi - “Carne - Patriarcado e Capitalismo”
21/09 - 19h00 Sueli Andrade - “Greta Garboreta - uma por todas”
22/09 - 16h00 Cia. Pasárgada - “O Lixão”
22/09 - 20h30 Cia Monalisa de Teatro - “Sangue Seco”
23/09 - 17h00 Grupo Caminhando - “Dona Maria, a Louca”
24/09 - 20h00 Arte e Ciência no Palco - “Einstein”
25/09 - 20h30 Grupo Redimunho - “Marulho, O Caminho do Boi”
26/09 - 21h00 Na Cia dos Anjos - “Spirulina em Spathódea”
26/09 - 20h00 Cia Insurgente - “O Preço da Inutilidade”
27/09 - 18h00 Núcleo do 184 - “Iara, Camarada e Amante”
28/09 - 20h30 Cia Pompacômica - “Brasil de Cabelos Brancos” 
29/09 - 17h00 Teatro Popular Cara e Coragem - “Os Meninos de Brodowski”
30/09 - 15h00 Núcleo do 184 - “O Laço Cor-de-Rosa”
30/09 - 20h00 Encerramento e Homenagens

Equipe Técnica
Direção de Produção: Roberto Ascar / Fioravante Almeida 
Coordenação de Produção: Marco Ribeiro
Produção Executiva: Leandro Lago, Anderson Negreiro, Dema de Francisco e Daniele Abelin
Iluminador: Emerson Fernandes
Concepção e Direção Geral: Dulce Muniz


Teatro Studio 184
Praça Franklin Roosevelt, 184
Centro - São Paulo - 01303-020
email: nucleodo184@yahoo.com.br
(11) 3259-6940

Grupo Redimunho
Rua Álvaro de Carvalho, 75
República - São Paulo - 01050-070 
(11) 3101-9645

Com Rede Brasil Atual

Fonte: Portal_Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itajaí sedia 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Evento ocorre até este sábado na cidade e reúne atletas de todo o país. Competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS Atletas de todo o Brasil participam da 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que começou nesta sexta-feira a e segue até este sábado em Itajaí. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de ciclismo, com sede em Maringá (PR). É a primeira vez que Santa Catarina recebe uma etapa da competição. As provas nas categorias Tandem, para deficientes visuais, Handbike, para quem teve lesão medular e pedala com as mãos, e C1, C2 e C3, para quem teve membros amputados, ocorrem no Molhe do Atalaia. O percurso é de 2 quilômetros. Neste sábado a competição será das 8h ao meio-dia e os atletas vencedores serão premiados em seguida. Mais de 80 atletas participam da etapa itajaiense, sendo seis deles da cidade. A primeira etapa da Copa foi disputada em Peruíbe (SP), em junho, e a próxima será em Brasília (DF) em nov

Software Participar - desenvolvido para a alfabetização e comunicação de deficientes intelectuais

O “Software Participar”, foi desenvolvido para ajudar na alfabetização e comunicação alternativa (redes sociais) de jovens e adultos com deficiência intelectual. A ferramenta, única do gênero no Brasil, foi pensada e desenvolvida dentro da UnB por professor e alunos do Departamento de Ciência da Computação, com o apoio pedagógico especializado da Secretaria de Educação do GDF. Os vídeos (mais de 600) inseridos no software são de qualidade tal, que possam ser executados em computadores de escolas simples, localizadas nas mais distantes cidades, visto que muitos deles são antigos e com configurações defasadas. O projeto foi totalmente construído sem financiamento, mas com a boa vontade e dedicação de muitos. Como o software é pioneiro, o aperfeiçoamento dele deverá acontecer à medida que, com seu uso, necessidades forem identificadas. Existem ainda projetos em desenvolvimento no campo da profissionalização de deficientes intelectuais adultos, que necessitam de financi

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu