Pular para o conteúdo principal

Vencedores do III Prêmio Ações Inclusivas 2012 são revelados. Polícia Militar é destaque


Vencedores do III Prêmio Ações Inclusivas 2012 são revelados. Polícia Militar é destaque

O III Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2012 reúne finalistas, homenageados e autoridades
Mais de 500 compareceram à festa de premiação. Os promotores Julio Botelho e Lauro Ribeiro foram homenageados como "Personalidade do Ano".
A animação tomou conta da sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência na noite de quarta-feira, 12/12, durante a entrega do III Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2012. Foram reveladas as ações inclusivas finalistas e as dez vencedoras.
No total foram 140 ações inscritas, de 45 municípios, dos quais 16 cidades finalistas. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, ressaltou a importância de cada uma delas e pediu aplausos para todos os projetos de inclusão.
Essa premiação, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, tem como objetivo o reconhecimento público de ações inclusivas voltadas às pessoas com deficiência, oferecidas por organizações governamentais e instituições sem fins lucrativos do Estado de São Paulo.
Entre os vencedores de 2012, destaca-se a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que mantém um programa para atendimento de ocorrências de pessoas surdas, via SMS (texto por celular). Também destaca-se a Associação de Reabilitação Infantil Limeirense, que arrematou dois prêmios pela atuação na cidade de Limeira, interior paulista.
Durante a premiação houve, também, a homenagem a dois promotores de justiça do Estado de São Paulo que lutam em prol das pessoas com deficiência.  Os Prêmios de Personalidade do Ano foram entregues a Dr. Julio Cesar Botelho e Dr. Lauro Luiz Gomes Ribeiro, ambos do Ministério Público do Estado de São Paulo.
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella  falou sobre a importância do prêmio e como serve de estímulo para a implantação de práticas inclusivas nos municípios paulistas. “O prêmio pretende não só ser um observatório, mas também um disseminador de boas práticas”.
 Além disso, a Secretária destacou que “o prêmio melhora o processo civilizatório e os resultados fazem com que a sociedade torne-se capaz de melhorar suas estratégias para pessoas com e sem deficiência”.
A cada edição, o prêmio torna-se mais competitivo e mais almejado, tendo deixado chateados alguns representantes inscritos que não chegaram a finalistas ou não levaram a premiação. A esses, vale ressaltar que é possível inscrever-se no próximo ano e tentar levar esse reconhecimento público do Governo do Estado de São Paulo. Não desistam!
Aos vencedores - Finalistas e Premiados - PARABÉNS!!

Confira os vencedores do III Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2012:

AÇÃO GOVERNAMENTAL
ATENDIMENTO AO CIDADÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA - Centro de Processamento de Dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo - É um projeto de atendimento de chamados de emergência de pessoas com deficiência, para qualquer tipo de serviço da Polícia Militar (policiamento e bombeiros) via SMS e de forma gratuita. 
CARAGUÁ ACESSÍVEL: CONSTRUINDO ESPAÇOS INCLUSIVOS - Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba - O projeto consiste na construção de espaços públicos urbanos, respeitando-se os preceitos do Desenho universal de forma a possibilitar o acesso, a mobilidade e participação das pessoas com deficiência no município de Caraguatatuba. 
PADEF - PROGRAMA DE APOIO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho – SERT - O Programa, criado em 1995, tem como objetivo o apoio a pessoas com deficiência para a colocação no mercado de trabalho por meio da inscrição dos candidatos no sistema online de intermediação de mão de obra. O PADEF também oferece cursos de qualificação profissional e orientação visando à inclusão no mercado de trabalho.
TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL - Prefeitura Municipal de Barueri – Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri - A ação do Departamento Técnico de Tecnologia Assistiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social às pessoas com deficiência por meio de suporte à acessibilidade e adequação de mobiliário.
PROESP/CAPES/LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE - BIBLIOTECA CENTRAL CESAR LATTES - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas - A ação presta serviços de acesso à informação com vistas à participação na vida social e acadêmica por pessoas com deficiência da Universidade e da comunidade externa.

AÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL 
INCLUSÃO ITINERANTE - Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiência da Visão – Próvisão - São José dos Campos - O Centro de Reabilitação do PRÓVISÃO desenvolve há 30 anos atividades voltadas à inclusão escolar da pessoa com deficiência visual.
GRUPO CHAVERIM - Associação Assistencial Beneficente - São Paulo - O Grupo tem por finalidade desenvolver, fortalecer e multiplicar um conjunto de ações sociais, culturais, esportivas e de educação, em um programa de sociabilização para pessoas com deficiência intelectual ou disfunções cognitivas, visando sua participação e inclusão social a partir de suas capacidades, necessidades e potencialidades individuais e sociais.
ASAC - VISÃO TOTAL - Associação Sorocabana de Atividades Para Deficientes Visuais de Sorocaba - O projeto tem por finalidade habilitar e reabilitar a pessoa com deficiência visual, a fim de propiciar atendimento qualificados nas áreas de psicologia, serviço social, pedagogia, terapia ocupacional, informática adaptada e orientação e mobilidade. 
PROGRAMA DE PREPARAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PARA INCLUSÃO EM ATIVIDADES LABORATIVAS, MERCADO COMPETITIVO DE TRABALHO E CIDADANIA – Associação de Reabilitação Infantil Limeirense/Limeira – O programa contempla a preparação e o treinamento para o trabalho e cidadania. Ele visa preparar e treinar pessoas com deficiência intelectual para serem incluídas no mercado de trabalho. 
GARE (GRUPO DE APOIO A REDE ESCOLAR) - Associação de Reabilitação Infantil Limeirense/ Limeira - O projeto tem como finalidade orientar os profissionais que atuam em creches e escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental que atendem pessoas com deficiência física no município de Limeira.
Álbum Fotográfico foi publicado na página oficial da Secretaria no Facebook:
http://www.facebook.com/DireitosPcD

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itajaí sedia 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Evento ocorre até este sábado na cidade e reúne atletas de todo o país. Competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS Atletas de todo o Brasil participam da 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que começou nesta sexta-feira a e segue até este sábado em Itajaí. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de ciclismo, com sede em Maringá (PR). É a primeira vez que Santa Catarina recebe uma etapa da competição. As provas nas categorias Tandem, para deficientes visuais, Handbike, para quem teve lesão medular e pedala com as mãos, e C1, C2 e C3, para quem teve membros amputados, ocorrem no Molhe do Atalaia. O percurso é de 2 quilômetros. Neste sábado a competição será das 8h ao meio-dia e os atletas vencedores serão premiados em seguida. Mais de 80 atletas participam da etapa itajaiense, sendo seis deles da cidade. A primeira etapa da Copa foi disputada em Peruíbe (SP), em junho, e a próxima será em Brasília (DF) em nov

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu

Cidade tem quatro anos para adaptar calçadas e meios de transporte para Jogos Paralímpicos.

Desafio inclui adaptar equipamentos prontos, como o estádio do Engenhão e o Parque Aquático Maria Lenk Maratona. O cadeirante João Carlos da Rocha diante de uma calçada sem rampa em Copacabana: ele penou para fazer o trajeto entre o metrô da Rua Figueiredo Magalhães e a praia MÁRCIA FOLETTO / O GLOBO RIO - A quatro anos do início dos Jogos Paralímpicos do Rio, a cidade ainda tem um longo caminho a percorrer para ser considerada acessível a atletas, visitantes e cariocas com deficiências físicas, visuais e auditivas. Além de tirar do papel novos equipamentos esportivos, projetados com acessibilidade universal (dando ao deficiente autonomia de circulação), o desafio paralímpico inclui adaptar equipamentos prontos, como o estádio do Engenhão e o Parque Aquático Maria Lenk. Será preciso ainda vencer as barreiras impostas pelas calçadas da cidade, onde, segundo o Censo 2010 do IBGE, 89% dos 1,88 milhão de domicílios não têm rampas para cadeirantes em suas imediações. Nos trans