![]() |
Biblioteca de São Paulo |
Espaço inaugurado no Parque da Juventude, em São Paulo foi inspirado na Biblioteca de Santiago no Chile e no que há de mais moderno nas bibliotecas públicas do país.
Inaugurada em fevereiro de 2010, a biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude (antigo centro de detenção), contou com um investimento de R$12,5 milhões, RS10,5 mi vieram do Governo do Estado e R$2,5 do Ministério da Cultura. A gestão do espaço, no entanto, é feita pela Poiesis - Organização Social de Cultura em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura.
O espaço, que foi inspirado no que há de mais moderno entre as bibliotecas do Brasil e do mundo, tem uma série de produtos e serviços acessíveis a disposição de toda a sociedade, como livros, revistas, quadrinhos, audiolivros, material em braile, acervo de DVDs e CDs, kindle (formato eletrônico de livros), jogos eletrônicos; espaços para leitura e estudo, acesso gratuito à internet, atendimento personalizado, serviços especializados para pessoas com deficiência, ambientes para grupos e espaço infantil.
Para a Diretora da Biblioteca de São Paulo, Magda Montenegro “a oportunidade de criar a Biblioteca de São Paulo foi o passo decisivo para torná-la a biblioteca de referência para o atendimento de pessoas com deficiência”. A biblioteca conta com a vantagem da localização. O Parque da Juventude fica próximo a estação de metrô Carandiru, referência em acessibilidade.
Os resultados nos sete primeiros meses de funcionamento são considerados ótimos pela Diretora Magda. “A Biblioteca de São Paulo já recebeu em torno de 155 mil visitantes e emprestou mais de 47 mil livros. Esses números significam a aceitação do espaço e comprovam que a iniciativa foi muito bem-sucedida, levando em conta, particularmente, o fato de que, até então, a zona norte, e a cidade de São Paulo, não dispunham de biblioteca pública com recursos tecnológicos dessa ordem – são cem computadores – com acesso à Internet, além da oferta de mais de 4 mil DVDs e CDs que podem ser vistos (e ouvidos) no ambiente confortável da biblioteca”, afirmou.
Biblioteca de São Paulo Local: Parque da Juventude - Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana Horário: De terça a sexta das 9 às 21 horas/ Sábados, Domingos e Feriados das 9 às 19 horas Informações: (11) 2627-8054
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/video_only.php?id=207692
Fonte: AME
http://www.ame-sp.org.br/
http://www.ame-sp.org.br/
Comentários