Pular para o conteúdo principal

Congresso Brasileiro de Turismo Acessível - Socorro/SP















O evento foi realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Socorro

município de Socorro (SP), referência em turismo de aventura no país, sediou de 28 a 30 de setembro, o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Socorro, com o apoio do Ministério do Turismo. Foram apresentados temas de interesse do setor, casos de sucesso e debates para subsidiar políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência no acesso pleno ao turismo. Assunto de extrema relevância em tempos que antecedem a Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.
Na quinta-feira, 29, a abertura oficial do Congresso foi realizada pelo governador Geraldo Alkmin, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz, entre outras autoridades.
A Secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita, destacou a importância do evento para o mercado do turismo. Ela avalia que, em função da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, é necessário esforço coletivo para preparar o país para atender as diversas demandas dos turistas. "São eventos muito importantes e o Brasil deverá estar preparado para receber todos os turistas, sem distinção", ressalta a secretária.
A Estância Hidromineral de Socorro está localizada na região do Circuito das Águas Paulistas, na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais. Iniciativas pioneiras e experiências no segmento de Turismo de Aventura e Acessibilidade chamaram a atenção para a cidade, que passou a contar com o apoio de diversas instituições, que contribuíram para que se tornasse destino-referência em aventura especial. No ano passado, Socorro recebeu do Governo do Estado de São Paulo o I Prêmio de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência.
Na abertura do evento, o deputado Barros Munhoz não mediu esforços para expressar a importância de um Congresso dessa natureza. "Socorro é uma cidade que encanta, que apaixona, essa cidade maravilhosa, essa cidade que me acolheu e me deu a honra de ser seu deputado mais votado. Uma cidade que vem crescendo para o Estado de São Paulo e agora encantando com o turismo acessível. Socorro que está de parabéns, parabéns pela inteligência, por ter cultivado coisas boas, e isso é um exemplo, parabéns pela sua honestidade, estou orgulhoso de participar do Congresso de Turismo Acessível, porque a gente vê lá na Assembleia a ação concreta da cidade, os melhores projetos de reajuste e de benefício para a população são desse estado".
O presidente da Assembleia Legislativa destacou também a presença marcante da Secretária Dra. Linamara entre os secretários do Governo Alckmin. "O senhor governador sabe olhar as coisas materiais, mas olha também e principalmente a pessoa humana, e é por isso que o senhor tem a Secretária Linamara ao seu lado, que é uma pessoa que abraça a causa, abraça as pessoas com deficiência, e eu gostaria de dizer ao governador que o senhor é uma fábrica de ideias, porque nem tudo precisa de dinheiro, muitas coisas se faz até sem dinheiro, com ideias, com vontade e criatividade, com união e solidariedade, que o senhor governador demonstra na escolha dos seus secretários", destacou, acrescentando: "A acessibilidade ao turismo é a consagração de todo um trabalho".
O Congresso Brasileiro de Turismo Acessível recebeu cerca de 600 participantes e ofereceu todos os recursos de acessibilidade disponíveis: estenotipia, intérprete de Libras e audiodescrição.
Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HAPPY LIFE PARTICIPA DE EVENTO SOBRE A LBI.

Audiodescrição foto de Natália Betto.: Foto em detalhe mostrando Natalia Betto ao lado do banner do evento. Natalia é branca, tem 1,65m, cabelos pretos lisos, na altura dos ombros, está de blusa azul, usa calça e sapatos pretos. Ela está em pé, com a mão esquerda sobre a perna. O braço direito está flexionado e a mão espalmada para cima mostra a logomarca “Dialogs for Inclusion” no banner. No canto superior direito da foto, em branco, está a logo da Happy Life. Fim da descrição. Uma empresa em fase de crescimento precisa alimentar boas ideias e se alimentar delas. Foi exatamente isso que fez a Happy Life na última sexta-feira, 25 de novembro de 2016., ao participar do Dialogs for Inclusion, experiência de benchmarking à luz da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. O evento faz parte do projeto Saber Para Incluir, da Diversitas e teve como anfitriã a Dow Química, que recebeu em seu site no Condomínio Rochaverá, um seleto grupo com profissionais de 12 empresas: Bayer, Cetelen, DSM, Ha
A Happy Life esteve à disposição durante o período do salão do automóvel para realizar o transporte de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O transporte era gratuito aos   e as saídas aconteceram da estação Jabaquara do Metrô (Na Rua Anita Costa, Nº 98) e na estação Imigrantes do metrô (Rua Engº Guilherme Winter) para o Centro de Exposições São Paulo Expo.

Depoimento Especial - Carta de Agradecimento FCD

Gostaríamos de compartilhar com vocês uma carta de agradecimento que recebemos da  FCD/BR – Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil, referente ao atendimento realizado no dia 28 de abril de 2017. Obrigada amigos pela mensagem!!! Nós que agradecemos pela preferência e carinho com a nossa equipe. Até o próximo  Happy Transporte ! =) Segue texto da carta: São Paulo, 04 de maio de 2017. Caros amigos e amigas da Happy Life. Paz e Bem! A FCD/BR – Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil – FCD(BR),  organizada juridicamente, é um movimento   ecumênico de evangelização  e promoção humana, tem por objeto valorizar a essência da pessoa com deficiência, destacando suas capacidades, buscando uma renovação cultural das próprias pessoas com deficiência, seus familiares, sociedade e governos, provocando com isso a verdadeira inclusão social. Migrada da França onde foi fundada em 1945, pelo Monsenhor Henri François, f