Pular para o conteúdo principal

1° Virada Inclusiva -

São Paulo promove a 1ª Virada Inclusiva
Em 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para festejar a data, Prefeitura e Governo do Estado promovem, de 3 a 9 de dezembro, a 1ª Virada Inclusiva.

Participe da Virada Inclusiva
Estão programadas apresentações de dança, capoeira, cinema, exposições de pintura, atividades esportivas em parques e um grande show de rock e MPB no Vale do Anhangabaú (dia 4), com presença de artistas como a banda NXZERO e Luiz Melodia.
Show de rock com audiodescrição e Libras, exposições, oficinas culturais e debates sobre direitos das pessoas com deficiência são os destaques da programação, que acontece de 3 a 9 de dezembro.

Em 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para festejar a data, Prefeitura, Governo do Estado e entidades da sociedade civil organizaram uma série de eventos de cultura e lazer: a Virada Inclusiva.
A programação começa às 9h do próprio dia 3, no Memorial da América Latina, onde acontecem oficinas de música, apresentações de dança, capoeira e mostra de curtas-metragens durante todo o dia.

Também neste dia, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promove das 8h30 às 17h30, o seminário “A Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito”.

Completam a grade do primeiro dia exposição de quadros no Parque Ibirapuera, atividades paradesportivas no Parque Villa-Lobos, circuito de agilidade para cães (vão livre do Masp), visitas monitoradas ao Centro de Operações do Metrô (Paraíso), Jardim Zoológico, Biblioteca Louis Braille (Centro Cultural São Paulo) e a entidades de assistência, como Lar Escola São Francisco e Fundação Dorina Nowill.
Rock acessível.

No dia 4, sob coordenação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), o Centro da cidade recebe a já tradicional passeata do Movimento Superação, com saída às 12h da Praça da República e destino ao Vale do Anhangabaú.
Também no Anhangabaú, das 12h às 19h, haverá show musical voltado ao público jovem, com artistas com algum tipo de deficiência ao lado de nomes consagrados, como a banda NXZERO, Baby Consuelo e Luiz Melodia.
O show terá área especial para o público com deficiência motora e visual, contando ainda com recursos de audiodescrição e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de telões. Entidades e mesmo pessoas físicas podem solicitar transporte gratuito adaptado junto ao serviço Atende, da Prefeitura.
Reivindicações
A Virada Inclusiva prossegue às 10h do dia 9, no Centro Cultural São Paulo, com a Sabatina, em que jovens com deficiência intelectual, ligados a diferentes instituições da capital, apresentam reivindicações e fazem perguntas ao secretário municipal da Pessoa com Deficiência.


A Virada Inclusiva é uma promoção conjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para ver a programação completa clique no link a seguir: http://migre.me/2AWvQ

Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

PROGRAMAÇÃO:

4 DE DEZEMBRO

8:00 às 17:00 - Fórum de Conselhos Regionais – Cons. Mun. Pessoa com Deficiência
(Rua Formosa, 215)

9:00 - Corrida Maluca Sobre Rodas (ONG Atitude Paradesportiva)
Local: Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1205 - Alto de Pinheiros

12:00 às 14:00 - Passeata do Movimento Superação
(Praça da República até o Vale do Anhangabaú)

12:00 às 19:00 - Show da Virada e Superação
(Vale do Anhangabaú)

• 12h30 – DJ Unidos
• 13h – Dudé e Banda Carrera
• 13h30 – Projeto Tupã
• 14h – Abertura oficial
• 14h30 – Juliana Caldas
• 15h –Rincón Sapiência
• 15h30 – Manu Gavassi
• 16h – NXZero
• 18h – Luiz Melodia e Baby do Brasil, com a banda Quebra-Cabeça

11:00 – Curso/Palestra História da Arte (agendar com Ana Beatriz – tel. 5212.3764)
Local: MASP - Av.Paulista

14:00 - Oficina Pintores com a Boca e os Pés (Turma com 20 Pessoas)
Local: Sala de Oficina do MAM – Parque Ibirapuera, até às 16h

14:00 - Oficina Pintores com a Boca e os Pés
Local: Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1205 - Alto de Pinheiros

14:00 – Exibição do filme “Budapeste” Legendado e com Audiodescrição
(agendar transporte pelo e-mail lucimit@ig.com.br ou fones 3031-4681/8718-7997).
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112.

Dia 9

10:00 às 13:00 - Sabatina – Jovens com deficiência intelectual apresentam reivindicações às autoridades
Centro Cultural São Paulo
(Rua Vergueiro, 1.000)

Instituições abertas à visitação (OPEN DOOR) – 9h às 17h

Fundação Dorina Nowill
Local: - Rua: Dr. Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino

Associação Laramara
Rua: Conselheiro Brotero, 338 – Santa Cecília

Lar Escola São Francisco (LESF)
Local: Rua dos Açores, 310 – Jd. Lusitânia
Avaliação dentária de 29 de novembro a 3 de dezembro (agendamento - tel.5904.8024)

Biblioteca Louis Braille – Centro Cultural São Paulo
(Rua Vergueiro, 1.000)

Museu da Bíblia
Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri / SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itajaí sedia 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Evento ocorre até este sábado na cidade e reúne atletas de todo o país. Competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS Atletas de todo o Brasil participam da 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que começou nesta sexta-feira a e segue até este sábado em Itajaí. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de ciclismo, com sede em Maringá (PR). É a primeira vez que Santa Catarina recebe uma etapa da competição. As provas nas categorias Tandem, para deficientes visuais, Handbike, para quem teve lesão medular e pedala com as mãos, e C1, C2 e C3, para quem teve membros amputados, ocorrem no Molhe do Atalaia. O percurso é de 2 quilômetros. Neste sábado a competição será das 8h ao meio-dia e os atletas vencedores serão premiados em seguida. Mais de 80 atletas participam da etapa itajaiense, sendo seis deles da cidade. A primeira etapa da Copa foi disputada em Peruíbe (SP), em junho, e a próxima será em Brasília (DF) em nov

Software Participar - desenvolvido para a alfabetização e comunicação de deficientes intelectuais

O “Software Participar”, foi desenvolvido para ajudar na alfabetização e comunicação alternativa (redes sociais) de jovens e adultos com deficiência intelectual. A ferramenta, única do gênero no Brasil, foi pensada e desenvolvida dentro da UnB por professor e alunos do Departamento de Ciência da Computação, com o apoio pedagógico especializado da Secretaria de Educação do GDF. Os vídeos (mais de 600) inseridos no software são de qualidade tal, que possam ser executados em computadores de escolas simples, localizadas nas mais distantes cidades, visto que muitos deles são antigos e com configurações defasadas. O projeto foi totalmente construído sem financiamento, mas com a boa vontade e dedicação de muitos. Como o software é pioneiro, o aperfeiçoamento dele deverá acontecer à medida que, com seu uso, necessidades forem identificadas. Existem ainda projetos em desenvolvimento no campo da profissionalização de deficientes intelectuais adultos, que necessitam de financi

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu