Pular para o conteúdo principal

Samsung cria touca que vibra para alertar nadadores cegos nos Jogos Paralímpicos


Com bluetooth e sensores, a Blue Cap está sendo testada pelo Comitê Paralímpico da Espanha





A natação está presente nos Jogos Paralímpicos desde sua primeira edição, em Roma no ano de 1960. Porém, apenas atletas com lesão na medula espinhal podiam competir. Foi em 1972, nos Jogos de Heidelberg, que deficientes visuais também entraram na modalidade.

Desde então, existe um método para alertar os nadadores cegos de que é hora de fazer a virada olímpica, no fim da raia. O técnico usa um bastão para dar um catiripapo na cabeça do atleta.
Em colaboração com o Comitê Paralímpico da Espanha, a Samsung decidiu pensar em uma maneira de aprimorar isso. Através de tecnologia bluetooth e sensores, criaram a Blind Cap, uma touca que vibra para avisar o nadador que ele está se aproximando da borda da piscina.

A ideia é da agência Cheil, de Madrid, que fez a touca ser sincronizada com o smartwatch da Samsung, o Gear S2, ou com um aplicativo instalado em um smartphone. O técnico precisa acionar o alerta em seu dispositivo no momento correto, fazendo a touca vibrar imediatamente para que o atleta realize a virada.

Segundo a Samsung, a Blind Cap está atualmente em fase de testes com o Comitê Paralímpico espanhol, ainda sem confirmação se veremos o equipamento em funcionamento nos Jogos Rio 2016.


Fonte: B9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário sobre acessibilidade e inclusão.

Amigos, gostaríamos de solicitar a ajuda de vocês para que respondessem e compartilhassem o questionário desenvolvido pelo nosso amigo SCOTT RAINS. Obrigado!!! (link abaixo)

COMPARTILHADO DE SCOTT RAINS:
"Grandes eventos esportivos como a Copa de 2014 e como Olimpiadas / Pará Olimpiadas 2016 envolvem grandes investimentos. Depois a sede fica com um legado de construção e de educação pública que pode beneficiá-la por décadas. Com esta pesquisa queremos capturar dados sobre acessibilidade e inclusão em todo o Brasil antes da Copa de 2014 e Rio 2016. Vou incluir os dados na minha apresentacao em Fortaleza dia 31 de julho."
Scott Rains.
LINK: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dGlYYjljNElnTUtwcHd3RTVVLXp2YUE6MQ

Transporte Acessível para Cadeirantes

Olá Amigos,


Abaixo uma lista com prestadores de serviço de transporte acessível para cadeirantes fora de São Paulo/SP


 INTERIOR - SÃO PAULO
Transporte Acessível Gaivotas
Transporte Acessível em Santa Barbara do Oeste/SP
Telefone: (019) 9639-9948
E-mail: transporteacessivel@bol.com.br


Taxi Acessível - São Carlos
Taxi Acessível em São Carlos/SP
Telefone: (016) 8174-8018


Levare 
Transporte Acessível em São José dos Campos/SP
Telefone: (012) 3021-4153




LITORAL - SÃO PAULO
Rota da Vida
Transporte Acessível em Santos/SP
Telefone: (013) 3323-3635




RIO DE JANEIRO
Laura Tour
Transporte Acessível no Rio de Janeiro
Telefone: (021) 3259-3035
Celular: (021) 9260-0913
E-mail: lauratour@lauratour.com


Lince Transportes Especiais
Transporte Acessível no Rio de Janeiro
Telefone: (021) 3777-3371
Celular: (021) 8881-8934
E-mail: lincetransportes@oi.com.br 


Especial Coop Taxi 
Taxi Acessível no Rio de Janeiro
Telefone: (021) 3295-9606
E-mail: contato@especialcooptaxirj.com.br


PARANÁ
Taxi Acessível em Londrina
Telefone: (43) 9640-2121


BRASIL…

SP dá início a fórum sobre surdocegueira

Reuniões começam nesta quinta-feira, 23, e percorrerão o Estado até 25 de outubro O Estado de São Paulo fará uma ampla discussão sobre surdocegueira e deficiências múltiplas no ambiente escolar. Começou nesta quinta-feira, 23, o 1º Fórum de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Perspectivas Educacionais da Rede Estadual de Ensino. O evento percorrerá dez regiões do Estado até o dia 25 de outubro.
LEIA TAMBÉMSecretaria da Educação realiza primeiro Seminário de Proteção Escolar
A capital paulista foi a sede da primeira reunião, nesta quinta-feira. O fórum é uma iniciativa inédita do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado para disseminar informações e orientações sobre surdocegueira e deficiências múltiplas sensoriais, ou seja, a associação de duas ou mais deficiências. 
O 1º Fórum de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial contará com a participação de mais de dois mil educadores da rede estadual. A próxima reunião acontece no dia 28 de agosto, em Itapetininga. Os partici…