Pular para o conteúdo principal

Ministério da Saúde lança campanha para estimular doação de leite materno

Ministério da Saúde lança campanha para estimular doação de leite materno
Os atuais estoques de leite materno atendem a pouco mais da metade da demanda (Foto: Elza Fiúza/ABr)
São Paulo – O Ministério da Saúde lançou hoje (4) campanha para estimular a doação de leite materno. O objetivo é sensibilizar e mobilizar as mulheres de todo país que estejam amamentando a ajudarem no abastecimento dos bancos de leite de todo o país, que fornecem o alimento para bebês internados, nascidos prematuramente e com baixo peso. Esta é mais uma estratégia da Rede Cegonha para redução da mortalidade infantil.
Conforme o Relatório de Monitoramento 2012 do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), de 1990 para cá o Brasil reduziu em 73% a mortalidade infantil. Naquele ano, a cada mil crianças nascidas vivas, 58 morriam antes de completar 5 anos de vida. Em 2011 a taxa brasileira era de 16 por 1.000.
Segundo o Ministério da Saúde, todo ano são coletados por volta de 150 mil litros de leite humano, que são pasteurizados, certificados e distribuídos a mais de 135 mil recém-nascidos de todo o país, principalmente os hospitalizados. Mais de 115 mil mães doam leite anualmente. O volume de leite doado atende de 55% a 60% da demanda pelo alimento. A meta é ampliar em 15% ao ano o volume coletado.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta espalhados por todo país. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) exporta tecnologia e conhecimento para os países da Iberoamérica e África.
A campanha deste ano valoriza as doadoras e as crianças que sobreviveram graças à solidariedade de mães brasileiras. “Nosso esforço é para sensibilizar cada vez mais pessoas e buscar mais mães para se envolverem e participarem dessa corrente”, disse o ministro Alexandre Padilha. 
Com o tema Doar leite materno é multiplicar vida com esperança: é somar saúde com solidariedade; é dividir o alimento mais completo que existe; é diminuir a mortalidade infantil; é igual ao amor – quanto mais a gente doa, mais a gente tem, a campanha tem como madrinha a atriz e apresentadora Maria Paula. Enquanto amamentava seu filho Felipe, hoje com 4 anos, ela doava leite. Para as peças publicitárias foi convidada também a menina Júlia Victória. Prematura, foi alimentada pelo leite doado por Maria Paula e hoje é uma criança saudável.
Segundo a madrinha, muitas mulheres nem sabem que podem salvar a vida de tantos bebês ao doar seu leite. "Acho que esse tipo de informação é fundamental. Quando a mulher sabe que pode ajudar, ela ajuda. E é para isso que eu estou aqui. Espero que essa campanha conscientize as mulheres da importância que de ser generoso e solidário”, disse.
O dia nacional de doação de leite humano, celebrado todo dia 1° de outubro, deverá ser alterado para 19 de maio. A mudança é devido a um acordo firmado na Carta de Brasília de 2010, assinada por ministros da Saúde de 21 países. No documento, os países se comprometeram a instituir o dia 19 de maio como dia de doação de leite humano e pleitear, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A Rede de Leite Humano está se mobilizando nos estados para a criação de semanas estaduais de incentivo.
Com informações do Ministério da Saúde.

Fonte: Rede Brasil Atual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu

Oportunidade de Emprego - AME

BANCO MULTINACIONAL contrata PESSOAS COM DEFICIÊNCIA para trabalhar como CAIXA nas cidades: Rio de Janeiro, Pouso Alegre, Varginha, Sorocaba, Salvador, São Paulo, Uberlândia, Brasília e Belo Horizonte. ASSISTENTE COMERCIAL: Aracaju, Feira de Santana, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, São Luis, Teresina, São Paulo e Baixada Fluminense. Média salarial: R$ 2.000,00 + benefícios. Enviar CURRÍCULO e LAUDO MÉDICO para curriculo@ame-sp.org.br Fonte: AME  www.ame-sp.org.br Abraços, Equipe Happy Life (011) 2506-3440 E-mail: happylife@terra.com.br

Museu recebe projeto de acessibilidade

O Museu Histórico Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), tem o prazer de apresentar o seu novo Programa de Acessibilidade, implantado na exposição de longa duração “Tupã Plural”. O objetivo dos materiais é ampliar a participação e compreensão dos conteúdos, principalmente para os públicos com deficiências, sejam elas visuais, auditivas, físicas e intelectuais. Elaborado pela museóloga e doutora pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Amanda Pinto da Fonseca Tojal, a ação inclui - em pontos estratégicos dos núcleos expositivos do museu – objetos multissensoriais, como maquetes, reproduções em relevo e réplicas de objetos etnológicos que poderão ser apreciados não somente de forma visual, mas também por meio da sensibilidade do toque e de outros sentidos. O investimento para a consolidação do programa, feito pelo G