Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: Prevenção ao câncer de mama

Ministério da Saúde

Começou, em todo o mundo, a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e orientar a sociedade sobre a mamografia e o autoconhecimento das mamas.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que somente este ano, 52.680 mil pessoas, entre homens e mulheres, morram vítimas da doença.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Entretanto, se diagnosticada e tratada precocemente, o prognóstico é relativamente bom.
Raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
O desafio, de acordo com o médico oncologista e diretor da Oncomed BH, Amândio Soares, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com a detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura. “Sempre ressaltamos a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, a ida regular ao médico e a realização de exames clínicos constantes Além disso, não fumar e não abusar de bebidas alcoólicas são dicas fundamentais para prevenir o câncer”, afirma o médico.
A partir dos 40 anos, é recomendado realizar o exame clínico das mamas, no qual o médico poderá detectar algum caroço ou anormalidade. Já a partir dos 50 anos, a realização de um exame mais específico, a mamografia, deve fazer parte da rotina feminina a cada dois anos, conforme padronizado pelo Inca e Ministério da Saúde. As mulheres com histórico familiar da doença têm mais chances de ter um câncer de mama e devem, por isso, iniciar a mamografia mais cedo, aos 35 anos, e realizá-la anualmente.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como ‘Outubro Rosa’ é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.

Fonte: Farol Comunitario

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu

Oportunidade de Emprego - AME

BANCO MULTINACIONAL contrata PESSOAS COM DEFICIÊNCIA para trabalhar como CAIXA nas cidades: Rio de Janeiro, Pouso Alegre, Varginha, Sorocaba, Salvador, São Paulo, Uberlândia, Brasília e Belo Horizonte. ASSISTENTE COMERCIAL: Aracaju, Feira de Santana, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, São Luis, Teresina, São Paulo e Baixada Fluminense. Média salarial: R$ 2.000,00 + benefícios. Enviar CURRÍCULO e LAUDO MÉDICO para curriculo@ame-sp.org.br Fonte: AME  www.ame-sp.org.br Abraços, Equipe Happy Life (011) 2506-3440 E-mail: happylife@terra.com.br

Museu recebe projeto de acessibilidade

O Museu Histórico Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), tem o prazer de apresentar o seu novo Programa de Acessibilidade, implantado na exposição de longa duração “Tupã Plural”. O objetivo dos materiais é ampliar a participação e compreensão dos conteúdos, principalmente para os públicos com deficiências, sejam elas visuais, auditivas, físicas e intelectuais. Elaborado pela museóloga e doutora pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Amanda Pinto da Fonseca Tojal, a ação inclui - em pontos estratégicos dos núcleos expositivos do museu – objetos multissensoriais, como maquetes, reproduções em relevo e réplicas de objetos etnológicos que poderão ser apreciados não somente de forma visual, mas também por meio da sensibilidade do toque e de outros sentidos. O investimento para a consolidação do programa, feito pelo G