Pular para o conteúdo principal

As condições de acessibilidade dos sistemas de trens urbanos da CBTU


O trabalho foi um dos selecionados pela Comissão Organizadora da 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária para ser apresentado durante o evento que será realizado no período de 11 a 14 de setembro de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP).
 
A apresentação –que tem como autores: Ana Paula Vaz Rosa; Bernardo Galvão de Medeiros; Valéria Maranhão Barreto Pereira e Valeria Xavier da Costa, funcionários da CBTU- está programada para a sala 1, no dia 13 de setembro, às 9h45.
 
O objetivo do trabalho, de acordo com os autores é apresentar as condições atuais de acessibilidade em que se encontram os sistemas de trens urbanos da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), apontando os critérios e procedimentos adotados para a aplicação das Leis de Acessibilidade do Desenho Universal, assim como as dificuldades encontradas.
 
Realizada pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), a 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária tem como tema central "A contribuição dos trilhos para a mobilidade”. A organização e comercialização está a cargo da Marcelo Fontana Promoções & Eventos.
 
O evento acontecerá paralelamente a Metroferr 2012, exposição de produtos e serviços metroferroviários, que reúne as empresas mais representativas do setor, para mostrar o que há de mais moderno em termos de equipamentos, sistemas e serviços na área metroferroviária.
 
Programação Preliminar:
 
Terça-feira – 11/09/2012
 
12h00 – Credenciamento
14h00 – Cerimônia de abertura
15h00 – Coffee break
15h30 – Próxima parada: Estação Conhecimento
16h00 – Palestra de abertura: Liderança e Motivação - "O Futuro é agora" com o comandante da embarcação, Amyr Klink
 
Quarta-feira 12/09/2012
 
8h30 - Welcome Coffee
9h00 – Trabalhos Técnicos:
Sala 1 – Pantógrafos dos metrocarros da Linha 5-Lilás: Adaptação à nova demanda – Metrô SP
Sala 4 – O know how adquirido pelo Metrô de São Paulo na manutenção de disjuntores de 88 kV - Metrô SP
9h00 – Auditório: Painel 1 – A Política Nacional de Mobilidade Urbana
9h45 – Trabalhos Técnicos:
Sala 1 - Uma proposta para a manutenção do conjunto eletrônico de ar condicionado dos trens do Metrô SP - Estudo de caso da Linha 5–Lilás
Sala 4 – Apresentação Bombardier
10h30 - Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Manutenção centrada em confiabilidade: Melhoria do sistema de ventilação principal - Metrô SP
Sala 4 - Manutenção em dispositivo supervisor de freio - Metrô SP
10h30 – Auditório: Painel 2 – Como Implantar Projetos Metroferroviários
11h15 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Desenvolvimento de ferramentas especiais para a manutenção em escadas rolantes - Metrô SP
Sala 4 – Avaliação Sistemática - elemento chave na gestão de fluxo Metrô SP – GMT
12h00 – Intervalo para almoço
13h30 – Trabalhos Técnicos:
Sala 1 - Funções urbanas dos vários meios de transporte - SPTrans
Sala 4 – Apresentação Alstom 
13h30 – Auditório: Painel 3 - A Gestão Estruturada para a Implantação de Projetos 
14h15 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 – Monotrilho - embarque nesta nova tecnologia - Metrô SP
Sala 4 – Apresentação Alstom 
15h00 - Welcome Coffee
15h30 - Trabalhos Técnicos: 
Sala 1 - A importância da mudança modal para tirar São Paulo da contramão - FAU/USP
Sala 4 –Alcatel Lucent 
15h30 – Auditório - Painel 4 - A Competitividade da Indústria Metroferroviária.
16h15 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Qual o limite da média capacidade? A utilização do metrô leve subterrâneo nas grandes cidades brasileiras - Metrô SP
Sala 4 – Apresentação Thales
 
Quinta-feira - 13/09/2012
 
8h30 – Welcome Coffee 
9h00 - Trabalhos Técnicos: 
Sala 1 - Uso de energias renováveis para a iluminação pública sob a perspectiva de sustentabilidade - Metrô SP
Sala 4 - Qualidade de energia para a tração elétrica do Metrô, um novo modelo para aplicação dos retificadores das subestações - Metrô SP
9h00 – Auditório - Painel 5 - Mobilidade Sustentável - Mudanças Climáticas
9h45 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - As condições de acessibilidade dos sistemas de trens urbanos - CBTU
Sala 4 - Análise de riscos envolvendo segurança em sistema metroferroviários de operação UTO - Metrô SP
10h30 – Auditório - Painel 6 - ITS em Sistemas Metroferroviários
10h30 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Conceituação da via permanente: geometria e superestrutura com ênfase nos trens regionais.
Sala 4 - Gerenciamento social na expansão do Metrô de São Paulo – Metrô SP
11h15 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Implantação da coleta seletiva nas estações do Metrô de São Paulo – Metrô SP
Sala 4 - Análise socioeconômica e técnica de Natal e João Pessoa - A implantação de VLT com tração diesel - CBTU
12h00 às 13h30 - Intervalo para almoço 
13h30 – Auditório – Painel 7 - Trens regionais e de longo percurso com média e alta velocidade
13h30 - Trabalhos Técnicos 
Sala 1 - O processo de licenciamento ambiental e o Metrô SP – Metrô SP
Sala 4 - Prospecção informatizada de materiais de via permanente - VALE
14h15 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - O paisagismo como medida compensatória das obras Metrô SP – Metrô SP
Sala 4 - Influência de concentradores de tensões em furos realizados em trilhos para utilização de tala de junção - VALE
15h00 - Coffee break 
15h30 - Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Estações como pólos de desenvolvimento - CBTU
Sala 4 – Apresentação Siemens 
15h30 – Auditório - Painel 8 – Tecnologias e interoperabilidade no transporte ferroviário
16h15 - Trabalhos Técnicos
Sala 1 – Em desenvolvimento
Sala 4 - Análise de fratura em trilho - VALE
 
Sexta feira – 14/09/2012 
 
8h30 - Welcome Coffee 
9h00 - Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Políticas Públicas: o caso do bilhete único no Metrô de São Paulo – Metrô SP
Sala 4 - Sistema de monitoramento contínuo da ponte estaiada da estação Santo Amaro do Metrô SP – Metrô SP
9h00 – Auditório - Painel 9 - Participação Privada no Setor Metroverroviário. Quando e Como?
9h45 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Analise comportamental e impactos observados no trânsito de usuários no Metrô de São Paulo – Metrô SP
Sala 4 - Revitalização de 18 estações metroviárias em vistas à Copa do Mundo de 2014 - Metrô SP
10h30 – Auditório Painel 10 – Os Desafios Operacionais Frente às Demandas
10h30 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - Padrão ferroviário para a interoperabilidade entre ferrovias europeias CPTM
Sala 4 – Apresentação ViaQuatro 
11h15 – Trabalhos Técnicos
Sala 1 - O transporte coletivo metroferroviário e por ônibus poderá contribuir para melhorar o atendimento da Saúde? - SPTrans
Sala 4 – Apresentação ViaQuatro 
12h00 às 13h30 - Intervalo para almoço 
13h30 - Trabalhos Técnicos 
Sala 1 - PPP no transporte público de passageiros - O poder público assegurando segurança e qualidade no serviço – Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo
Sala 4 – Apresentação Altus 
13h30 – Auditório – Painel 11 - O Cenário Atual do Setor Metroferroviário no Brasil e as Perspectivas Futuras
14h15 – Trabalhos Técnicos 
Sala 1 - DNA do Território - Unidades de informações territorializadas e padrões sócio-espaciais da RMSP – Emplasa SP
Sala 4 - Metrô SP - Integração em estruturas conectadas ou compartilhadas: características distintivas nas estações da Luz e Tamanduateí - Faculdade Mackenzie
15h00 - Coffee break 
15h30 – Auditório - Palestra de encerramento 
16h15 - Cerimônia de encerramento
Homenagens e Comemoração do 22º aniversário da AEAMESP e 38º de operação do Metrô de São Paulo
 
Serviço:
 
18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
 
Data: 11 a 14 de setembro de 2012
 
Horário: 1º dia – 12 às 17h00
 
Horário: 2º ao 4º dia – 8h30 às 17h00
 
Local: Centro de Convenções Frei Caneca 
 
Endereço: Rua Frei Caneca, 596 – São Paulo – SP
 
Mais informações: even...@aeamesp.org.br - www.aeamesp.org.br

Fonte: SEGS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itajaí sedia 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Evento ocorre até este sábado na cidade e reúne atletas de todo o país. Competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS Atletas de todo o Brasil participam da 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que começou nesta sexta-feira a e segue até este sábado em Itajaí. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de ciclismo, com sede em Maringá (PR). É a primeira vez que Santa Catarina recebe uma etapa da competição. As provas nas categorias Tandem, para deficientes visuais, Handbike, para quem teve lesão medular e pedala com as mãos, e C1, C2 e C3, para quem teve membros amputados, ocorrem no Molhe do Atalaia. O percurso é de 2 quilômetros. Neste sábado a competição será das 8h ao meio-dia e os atletas vencedores serão premiados em seguida. Mais de 80 atletas participam da etapa itajaiense, sendo seis deles da cidade. A primeira etapa da Copa foi disputada em Peruíbe (SP), em junho, e a próxima será em Brasília (DF) em nov

Software Participar - desenvolvido para a alfabetização e comunicação de deficientes intelectuais

O “Software Participar”, foi desenvolvido para ajudar na alfabetização e comunicação alternativa (redes sociais) de jovens e adultos com deficiência intelectual. A ferramenta, única do gênero no Brasil, foi pensada e desenvolvida dentro da UnB por professor e alunos do Departamento de Ciência da Computação, com o apoio pedagógico especializado da Secretaria de Educação do GDF. Os vídeos (mais de 600) inseridos no software são de qualidade tal, que possam ser executados em computadores de escolas simples, localizadas nas mais distantes cidades, visto que muitos deles são antigos e com configurações defasadas. O projeto foi totalmente construído sem financiamento, mas com a boa vontade e dedicação de muitos. Como o software é pioneiro, o aperfeiçoamento dele deverá acontecer à medida que, com seu uso, necessidades forem identificadas. Existem ainda projetos em desenvolvimento no campo da profissionalização de deficientes intelectuais adultos, que necessitam de financi

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu