Pular para o conteúdo principal

´Depois Daquela Viagem´ fará parte das apresentações culturais dos Congressos de Prevenção em São Paulo

“Depois Daquela Viagem” está de volta. O espetáculo que conta a história de uma adolescente que se infectou com HIV aos dezesseis anos será apresentado gratuitamente na próxima quarta e quinta-feira, 29 e 30 de agosto, em São Paulo, durante a programação cultural dos Fóruns e Congressos de Prevenção em DST, Aids e Hepatites Virais.

Dirigida por Abigail Wimer e produzida por Roseli Tardelli, a peça é uma adaptação de Dib Carneiro Neto do livro homônimo e autobiográfico de Valéria Piassa Polizzi. 

No palco, um grupo com 14 jovens talentosos atores encena momentos da vida de Valéria : a descoberta de sua sorologia, momentos em que adoeceu, viagens,o enfrentamento da doença,  superação e a vida que segue.  

Segundo Abigail, o espetáculo  cumpre seu papel de conscientização. “Quem assiste não poderá dizer que nunca ouviu falar de temas como amor à vida e preconceito”, disse.

Para Roseli, o espetáculo é mais uma forma de abordar a prevenção das DST/Aids com o respeito à solidariedade e cidadania. “É o tipo de arte que ajuda a transformar”, comentou. 

A montagem contará na plateia com a presença de adolescentes e jovens convidados pela Secretaria de Assistência Social do Município de São Paulo.

Depois das apresentações em Caraguatuba em fevereiro e agora em São Paulo, a temporada  seguirá em 2012 para outros teatros na capital paulista, em Curitiba e Juiz de Fora.

Cerca de 4500 pessoas já assistiram o espetáculo, que contará, nestas apresentações, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, mineradora Anglo American, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Agência de Notícias da Aids e patrocínio da empresa global de tecnologia médica BD.

" O que o público achou do espetáculo? "  perguntamos a diferentes personalidades.


Alda Marco Antonio, vice-prefeita de São Paulo: “A história da Valéria ajuda os jovens a perceberem sua vulnerabilidade com relação à doença. Os responsáveis pelo espetáculo estão ajudando a transformar o mundo em um mundo melhor.”

Gonzalo Vecina Neto, superintendente do hospital Sírio Libanês. “O espetáculo conta a história da Valéria de forma contemporânea e sem sentimentalismo.”

Cintia Abravanel, produtora teatral: “Amei. É um trabalho de formação e informação que manteve a essência do teatro. Esta é uma montagem necessária, pois a ignorância é a maior doença”. 

Tadeu Di Pietro, ator. “Esse tema aguardou muito tempo para ir ao palco, e teve uma resposta muito boa... Os atores estavam fantásticos. O tema é muito importante para os jovens, pois a aids passou de um tabu para algo mais banal. A história da Valéria é uma história de negação, transformação e possibilidades.”

Fúlvio Stefanini, ator. “Estou fascinado pelo espetáculo que está com uma densidade fora do comum. Além de uma linguagem simples, o texto não é melodramático. A qualidade de direção também foi algo que me surpreendeu. Os atores demonstraram um equilíbrio muito bom de interpretação.”

Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa de DST/Aids do Estado de São Paulo.
 “A montagem faz uma viagem a uma época bastante difícil na luta contra a aids, o que é importante para avaliarmos o quanto evoluímos. Os atores são maravilhosos e as cenas passam recados importantes para a prevenção do HIV."

Caio Rosenthal, infectologista, acompanhou o tratamento de Valéria Polizzi: “Achei didática e com uma boa composição de informação e cenas românticas, o que deixou o tema menos árido. Os métodos de prevenção às DST/aids foram muito bem abordados no espetáculo.”

Silvia Almeida, integrante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas. “O texto nos fez refletir o sentimento da Valéria. Quem não vive com HIV pode entender como são os pensamentos de uma pessoa que tem o vírus. As dúvidas, a insegurança, a incerteza... Fiquei emocionada.”

José Araújo Lima, coordenador da ONG Epah (Espaço de Prevenção e Atenção Epecializada).
 “A peça moderniza a história do livro sem perder a essência.”

Marta McBritton, presidente do Instituto Cultural Barong. “A peça chega a outros públicos, além dos que o livro já atinge. Precisa ter temporada longa e viajar todo o país.”

Mário Scheffer, especialista em saúde pública e presidente do Grupo Pela Vidda/SP: “A peça tem um efeito didático muito bacana e é feita de adolescentes para adolescentes. Merece ser muito divulgada, principalmente na periferia. Acredito que este espetáculo terá uma vida longa.”

Beto de Jesus, diretor da ABGLT: “Estou impactado. É um espetáculo atual, humano. Deve rodar por diferentes partes do país.”

Fóruns e Congressos 

O ano de 2012 assinala uma nova etapa no histórico dos congressos brasileiros de prevenção das DST/aids. Após incorporar, em 2010, as hepatites virais na forma de um congresso paralelo e específico sobre o tema, o congresso recebe ainda os fóruns específicos para debater as questões em DST/aids da América Latina e do Caribe e as ações promovidas no âmbito comunitário.

A realização desses quatro eventos, entre os dias 28 e 31 de agosto no Centro de Convenções do Anhembi, constitui desafio e ao mesmo tempo oportunidade de diálogo entre tantos atores envolvidos na prevenção das DST/aids e hepatites virais. 

As peculiaridades da resposta brasileira e latino-americana às DST/aids estão relacionadas ao tema central do congresso, que é “Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção”. 
Ficha Técnica – Depois Daquela Viagem
Direção e direção musical: Abigail Wimer
Texto: Dib Carneiro, baseado no livro de Valéria Piassa Polizzi
Elenco: Camila Minhoto, Carol Capacle, Charlene Chagas, Daphne Bozaski, Eliot Tosta, Geraldo Rodrigues, Giovani Tozi, Leonardo Stefanini, Maria Bia Martins, Mariana Leme, Naiara de Castro, Osvaldo Antunes, Rafael Sola e Renata Fasanella.
Assistente de direção: Alcione Alves
Direção de ator: Silen de Castro
Direção de Produção: Roseli Tardelli
Cenografia e Figurinos: Márcio Medina
Iluminação: Domingos Quintiliano
Trilha Sonora: Ed Côrtes
Fotos: João Caldas
Ilustração: Gilberto Miadaira
Produção: Maurício Barreira
Assistente de Produção: Gabriela Palumbo
Assistente de Produção de Ensaio: Françoise Plas
Pré-produção de Casting: Jeanne de Castro
Assistente de Produção de Casting: Pedro Duarte
Preparação Corporal: Fernando del Santo e Helena Castro
Assessoria de imprensa: Arteplural

Serviço
Depois Daquela Viagem. 
Auditório Elis Regina. Centro de Convenções Anhembi. Av. Olavo Foutora, 1.209. Anhembi Parque – Santana. Tel. (0XX11) 2226-0400
29/08/2012 – 11h
30/08/2012 – 16h
Entrada gratuita - apresentações fechadas para o  público do  Congresso.

Fonte:  Agencia Aids

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itajaí sedia 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Evento ocorre até este sábado na cidade e reúne atletas de todo o país. Competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS Atletas de todo o Brasil participam da 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que começou nesta sexta-feira a e segue até este sábado em Itajaí. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de ciclismo, com sede em Maringá (PR). É a primeira vez que Santa Catarina recebe uma etapa da competição. As provas nas categorias Tandem, para deficientes visuais, Handbike, para quem teve lesão medular e pedala com as mãos, e C1, C2 e C3, para quem teve membros amputados, ocorrem no Molhe do Atalaia. O percurso é de 2 quilômetros. Neste sábado a competição será das 8h ao meio-dia e os atletas vencedores serão premiados em seguida. Mais de 80 atletas participam da etapa itajaiense, sendo seis deles da cidade. A primeira etapa da Copa foi disputada em Peruíbe (SP), em junho, e a próxima será em Brasília (DF) em nov

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu

Cidade tem quatro anos para adaptar calçadas e meios de transporte para Jogos Paralímpicos.

Desafio inclui adaptar equipamentos prontos, como o estádio do Engenhão e o Parque Aquático Maria Lenk Maratona. O cadeirante João Carlos da Rocha diante de uma calçada sem rampa em Copacabana: ele penou para fazer o trajeto entre o metrô da Rua Figueiredo Magalhães e a praia MÁRCIA FOLETTO / O GLOBO RIO - A quatro anos do início dos Jogos Paralímpicos do Rio, a cidade ainda tem um longo caminho a percorrer para ser considerada acessível a atletas, visitantes e cariocas com deficiências físicas, visuais e auditivas. Além de tirar do papel novos equipamentos esportivos, projetados com acessibilidade universal (dando ao deficiente autonomia de circulação), o desafio paralímpico inclui adaptar equipamentos prontos, como o estádio do Engenhão e o Parque Aquático Maria Lenk. Será preciso ainda vencer as barreiras impostas pelas calçadas da cidade, onde, segundo o Censo 2010 do IBGE, 89% dos 1,88 milhão de domicílios não têm rampas para cadeirantes em suas imediações. Nos trans