Pular para o conteúdo principal

É hora dos últimos ajustes para as paraolimpíadas.


A cinco dias do início dos Jogos, atletas brasileiros fazem seus últimos treinos em Londres
O Futebol de 7 do Brasil faz seus últimos ajustes para a estreia nas Paralimpíadas. O time treinou pela primeira vez no Riverbank Arena, palco dos Jogos, nesta sexta-feira, 24.
A equipe brasileira é jovem: tem média de idade de 25,5 anos e dos 12 jogadores, apenas três já disputaram uma Paralimpíada. Mesmo assim, todos estão confiantes para buscar uma medalha.
“É um deslumbramento tudo isso aqui. Nós estamos na Vila Paralímpica, com atletas do mundo inteiro. É algo incrível. Temos conversado bastante para manter o foco, que é mostrar o nosso futebol”, conta o meio-campo Mateus Calvo.
“Não tem jeito, quando você chega numa Paralimpíada, arrepia de emoção, mesmo eu que já estou na minha quarta”, argumenta o técnico da Seleção, Paulo da Cruz.
Por conta da falta de experiência nesse tipo de competição da maior parte do grupo, a comissão técnica tem procurado passar o máximo de tranquilidade para os jogadores.
“A ideia é prepará-los para os Jogos do Rio 2016. Aqui eles estão sofrendo o primeiro impacto de estar numa Paralimpíada”, explica da Cruz.
A estreia da Seleção já será a primeira prova de fogo: os brasileiros enfrentam a seleção da Grã-Bretanha e todos os ingressos já foram vendidos.
“Jogar para 10, 12 mil pessoas, contra os donos da casa, não será fácil. Mas nós já ganhamos desse mesmo time aqui, em maio. E, por outro lado, a pressão em cima deles será muito maior, para fazer bonito diante de sua torcida. Estamos confiantes e bem preparados”, diz o técnico brasileiro.
Os jogadores do Brasil treinam diariamente até a estreia, dia 1º de setembro, priorizando o trabalho tático. Neste domingo, como parte da preparação, os meninos do Brasil ainda farão um amistoso contra a equipe da Argentina.
Tranquilidade de campeões
Maior medalhista em Pequim 2008, o nadador Daniel Dias chega a Londres tranquilo, em busca de mais ouros.
“Procuro não pensar nas diferenças de Pequim para cá. Continuo treinando muito e buscando boas marcas.”
As instalações do Parque Aquático agradaram o atleta.
“Em relação à piscina, a primeira coisa que eu pensei é onde meu pai ficará sentado. Risos… Aqui é muito grande”, brincou.
“A piscina é muito boa e rápida. A estrutura e o psicológico ajudam. É uma piscina boa para recordes”, disse.
Para a competição, ele preparou um novo visual: raspou a cabeça.
Nas pistas, Terezinha Guilhermina também está pronta para buscar o ouro sem pressão.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itajaí sedia 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Evento ocorre até este sábado na cidade e reúne atletas de todo o país. Competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS Atletas de todo o Brasil participam da 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que começou nesta sexta-feira a e segue até este sábado em Itajaí. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de ciclismo, com sede em Maringá (PR). É a primeira vez que Santa Catarina recebe uma etapa da competição. As provas nas categorias Tandem, para deficientes visuais, Handbike, para quem teve lesão medular e pedala com as mãos, e C1, C2 e C3, para quem teve membros amputados, ocorrem no Molhe do Atalaia. O percurso é de 2 quilômetros. Neste sábado a competição será das 8h ao meio-dia e os atletas vencedores serão premiados em seguida. Mais de 80 atletas participam da etapa itajaiense, sendo seis deles da cidade. A primeira etapa da Copa foi disputada em Peruíbe (SP), em junho, e a próxima será em Brasília (DF) em nov

Software Participar - desenvolvido para a alfabetização e comunicação de deficientes intelectuais

O “Software Participar”, foi desenvolvido para ajudar na alfabetização e comunicação alternativa (redes sociais) de jovens e adultos com deficiência intelectual. A ferramenta, única do gênero no Brasil, foi pensada e desenvolvida dentro da UnB por professor e alunos do Departamento de Ciência da Computação, com o apoio pedagógico especializado da Secretaria de Educação do GDF. Os vídeos (mais de 600) inseridos no software são de qualidade tal, que possam ser executados em computadores de escolas simples, localizadas nas mais distantes cidades, visto que muitos deles são antigos e com configurações defasadas. O projeto foi totalmente construído sem financiamento, mas com a boa vontade e dedicação de muitos. Como o software é pioneiro, o aperfeiçoamento dele deverá acontecer à medida que, com seu uso, necessidades forem identificadas. Existem ainda projetos em desenvolvimento no campo da profissionalização de deficientes intelectuais adultos, que necessitam de financi

Programa dá voz a quem nunca falou.

Camila Hallage, 27 anos, estica o braço para alcançar o tablet. Com dificuldade, controla a mão para tocá-lo. Ela segue na direção da carinha verde sorridente. Quando finalmente a jovem encosta na tela, uma voz feminina diz "Sim", e seu rosto se abre em sorriso muito maior que o do desenho. Assim Camila responde que está feliz de poder ganhar voz, algo que nunca teve. Quem proporcionou essa mudança na vida da jovem, que teve paralisia cerebral ocasionada por problemas ainda no útero da mãe, foi o Livox ­- Liberdade em Voz Alta, programa para tablets criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, 34 anos. A inspiradora de Carlos, sua filha Clara, de 5 anos, também teve paralisia cerebral por conta de falta de oxigênio no cérebro no momento do parto. Há dois anos, Pereira começou a desenvolver o programa, inspirado em sistemas que viu nos Estados Unidos. "Como nenhuma empresa das que procurei se interessou em desenvolver a tecnologia em Português, fu