Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema de Gramado exibe filme 'Colegas' com audiodescrição


Portadores de necessidades especias puderam acompanhar o filme.
Paisagens, cenários e ações foram narradas ao vivo durante projeção.


Necessidades especiais (Foto: Itamar Aguiar/Pressphoto)Dezenas de pessoas com necessidades especiais assistiram ao filme (Foto: Itamar Aguiar/Pressphoto)
Pela segunda vez em seus 40 anos de história, o Festival de Cinema de Gramado exibiu um filme com audiodescrição. Muito aplaudido ao final da sessão, "Colegas", de Marcelo Galvão, pode ser acompanhado por uma plateia ainda excluída das salas de cinema Brasil afora: deficientes visuais, pessoas com síndrome de Down, problemas neurológicos ou dificuldades de memorização. "Saneamento Básico", em 2007, já havia usado o recurso.
O road movie integra a competição de longas-metragens nacionais e aborda de maneira leve e divertida o preconceito ainda enfrentado por portadores da doença genética. A trama retrata a jornada de três jovens com Down (Ariel Goldenberg, Breno Viola e Rita Pokk), que fogem de um instituto e partem para uma aventura dispostos a realizar seus maiores sonhos.
Antes da exibição, uma fila se formou no interior dos Palácio dos Festivais, para a retirada de fones de ouvido. Por meio desse equipamento, o público com necessidades especiais recebeu informações em áudio sobre o filme, narradas ao vivo de uma cabine no canto superior da sala de cinema. Cenários, paisagens, figurinos e todas as ações que não pudessem ser percebidas apenas pelo som do filme eram descritas pelas narradoras, com riqueza de detalhes.
Fones de Ouvido (Foto: Márcio Luiz/G1)Narração foi transmitida através de fones de ouvido
distribuídos ao público (Foto: Márcio Luiz/G1)
A iniciativa partiu do produtor do filme, Marçal Souza, que perdeu a visão há sete anos. Durante o processo de produção do longa, ele notou que diante de si tinha a oportunidade de iniciar uma discussão sobre o assunto. A partir disso, entrou em contato com a Tagarela Produções, de Porto Alegre, uma das poucas do país com experiência na área. O próximo passo foi levar a proposta à organização do festival, que aceitou.
"Hoje que estou do lado de cá, percebo como a audiodescrição é importante. Ouvi antes e gostei muito. Eu conheço cada segundo desse filme e sei como ele é visualmente grandioso, com uma fotografia muito bonita. Os planos são abertos. Uma pessoa que não enxerga vai perder tudo isso se não tiver esse recurso disponível", destacou Marçal.

"Colegas" tem estreia em circuito comercial marcada para o dia 9 de novembro. Segundo o produtor, a ideia é levar o recurso da audiodescrição para algumas salas do Brasil, pelo menos nas principais capitais. Após a exibição nos cinemas, as cópias em DVD e Blu-ray do filme devem ser lançadas já com a audiodescrição.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transporte Adaptado: Programa do Gugu "Sonhar mais um Sonho"

Programa do Gugu - "Sonhar mais um Sonho" Nos dias 08.09 e 09.09 a Happy Life foi contratada para fazer o transporte da cadeirante Jaqueline Monteiro na chegada da sua casa nova em Penapolis/SP. A van que aparece no video faz parte da nossa frota de vans adaptadas. Acesse o video: http://entretenimento.r7.com/videos/cadeirante-ganha-casa-nova-e-adaptada-no-sonhar-mais-um-sonho-/idmedia/911052c0053e4ec183719b4c51cd6606.html Após um acidente de moto, Jaqueline Monteiro ficou paraplégica. Mas, mesmo com as dificuldades, ela se tornou uma para atleta e é vice-campeã de SP no arremesso de dardos. Veja a casa nova e adaptada aos problemas de locomoção que Jaqueline e sua mãe ganharam do Programa do Gugu! Jaqueline aproveito enquanto sua casa estava sendo contruida e fez muitos passeios para o Rio de Janeiro e Boituva/SP aonde pulou pela primeira vez de paraquedas. Veja como ficou linda a casa dela e totalmente adaptada. Abraços, Equipe Happy Life

JUNTOS NA TI e HAPPY LIFE

A Microsoft abriu as portas da sua sede em São Paulo para receber a 2ª Edição do </> JUNTOS NA TI e foi um sucesso. O evento idealizado pela Esabela Cruz, especialista em inclusão e diversidade da Hewlett Packard Enterprise, contou com apoio de 14 empresas na segunda edição. Das 08:00 as 14:00 aconteceram várias oportunidades de desenvolvimento para o publico com deficiência, empresas, estudantes e gestores. Teve se um Workshop de formação em HTML, CSS e JavaScriptBásico para 22 pessoas com deficiência com todos os recursos necessários para comunicação, como interprete de Libras, orientações para mobilidade das pessoas com deficiência visual, equipamentos acessíveis e 15 instrutores voluntários das empresas apoiadoras,que orientaram pessoalmente o aprendizado. Paralelamente, ocorreu o Painel de Boas Práticas de Inclusão de Profissionais com Deficiência no ambiente corporativo com a participação de 56 profissionais das 14 empresas participantes e visitantes para discuss...

HAPPY LIFE PARTICIPA DE EVENTO SOBRE A LBI.

Audiodescrição foto de Natália Betto.: Foto em detalhe mostrando Natalia Betto ao lado do banner do evento. Natalia é branca, tem 1,65m, cabelos pretos lisos, na altura dos ombros, está de blusa azul, usa calça e sapatos pretos. Ela está em pé, com a mão esquerda sobre a perna. O braço direito está flexionado e a mão espalmada para cima mostra a logomarca “Dialogs for Inclusion” no banner. No canto superior direito da foto, em branco, está a logo da Happy Life. Fim da descrição. Uma empresa em fase de crescimento precisa alimentar boas ideias e se alimentar delas. Foi exatamente isso que fez a Happy Life na última sexta-feira, 25 de novembro de 2016., ao participar do Dialogs for Inclusion, experiência de benchmarking à luz da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. O evento faz parte do projeto Saber Para Incluir, da Diversitas e teve como anfitriã a Dow Química, que recebeu em seu site no Condomínio Rochaverá, um seleto grupo com profissionais de 12 empresas: Bayer, Cetelen, DSM, Ha...