Pular para o conteúdo principal

Estudo alerta sobre a evolução do Câncer de Próstata no Brasil e no Mundo


O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente na população masculina na atualidade.No Brasil, apesar da estabilização da incidência, houve significativo aumento da mortalidade.

Um importante estudo “International Variation in Prostate Cancer Incendence and Morality Rates” (*), publicado na última edição da revista da Associação Europeia de Urologia, ressalta que houve aumento dos casos de câncer de próstata em 32 dos 40 países analisados na pesquisa, que abrange todos os continentes. Das regiões avaliadas, as que apresentaram os mais altos índices da doença são América do Norte, Europa e Oceania. No entanto, os maiores aumentos nas taxas de incidência e de mortalidade pelo tumor estão ocorrendo nos países em desenvolvimento da América do Sul, Caribe e África. Este mesmo estudo apontou que ocorrem quase 1 milhão de novos casos da doença por ano no mundo e foram registradas 250 mil mortes pelo tumor no ano de 2008.

No Brasil, apesar dos dados não representarem a real incidência do câncer de próstata no país, houve aparente estabilização da incidência nos últimos anos, porém verificou-se um aumento significativo na mortalidade. O estudo reportou que, por enquanto, a média da taxa de novos casos dos países da América do Sul está em 50 por 100 mil habitantes. “O Brasil apresenta taxa de incidência de 83 por 100mil, bem acima da média da região. Apesar de aproximarmos dos níveis de países desenvolvidos quanto à detecção de novos casos, houve aumento significativo da mortalidade pelo câncer, possivelmente devido ao aumento da expectativa de vida da população”, alerta o urologista Dr. Daher Chade, (CRM-SP 105.209), Presidente do Departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina, urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e Pesquisador do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (EUA).

Além do câncer de próstata já ser o tumor maligno mais frequente na população masculina atualmente, há uma contínua tendência de aumento da incidência na maioria dos países. Apesar da população dos países desenvolvidos representarem menos de 20% da população mundial, quase 75% dos casos e 50% das mortes pelo tumor de próstata ocorreram nesta população. A qualidade dos dados fornecidos pelos países e o tratamento do câncer de próstata são muito variáveis entre os países, o que pode justificar a discrepância dos dados obtidos, além de possíveis influências dietéticas e ambientais, comprovadamente menos importantes.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão esperada para 2012 é de mais de 60 mil novos casos no Brasil.
Perfil -Dr. Daher Cezar Chade (CRM-SP 105.209), médico urologista, com foco de atuação em Uro-oncologia, tem Doutorado em Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Uro-oncologia pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Nova York. Dr. Daher Cezar Chade é atualmente o Presidente do Departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina, Membro da Equipe de Urologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio Libanês, Pesquisador do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (EUA), Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, da Society of Urologic Oncology, American Society of Clinical Oncology e American Urological Association, Urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP, Médico da Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de integrar o corpo clínico do Hospital Sírio Libanês. Tem mais de 30 trabalhos publicados em veículos científicos nacionais e internacionais.


Fonte: Revista Fator

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transporte Adaptado: Programa do Gugu "Sonhar mais um Sonho"

Programa do Gugu - "Sonhar mais um Sonho" Nos dias 08.09 e 09.09 a Happy Life foi contratada para fazer o transporte da cadeirante Jaqueline Monteiro na chegada da sua casa nova em Penapolis/SP. A van que aparece no video faz parte da nossa frota de vans adaptadas. Acesse o video: http://entretenimento.r7.com/videos/cadeirante-ganha-casa-nova-e-adaptada-no-sonhar-mais-um-sonho-/idmedia/911052c0053e4ec183719b4c51cd6606.html Após um acidente de moto, Jaqueline Monteiro ficou paraplégica. Mas, mesmo com as dificuldades, ela se tornou uma para atleta e é vice-campeã de SP no arremesso de dardos. Veja a casa nova e adaptada aos problemas de locomoção que Jaqueline e sua mãe ganharam do Programa do Gugu! Jaqueline aproveito enquanto sua casa estava sendo contruida e fez muitos passeios para o Rio de Janeiro e Boituva/SP aonde pulou pela primeira vez de paraquedas. Veja como ficou linda a casa dela e totalmente adaptada. Abraços, Equipe Happy Life

Oportunidade de Emprego - AME

BANCO MULTINACIONAL contrata PESSOAS COM DEFICIÊNCIA para trabalhar como CAIXA nas cidades: Rio de Janeiro, Pouso Alegre, Varginha, Sorocaba, Salvador, São Paulo, Uberlândia, Brasília e Belo Horizonte. ASSISTENTE COMERCIAL: Aracaju, Feira de Santana, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, São Luis, Teresina, São Paulo e Baixada Fluminense. Média salarial: R$ 2.000,00 + benefícios. Enviar CURRÍCULO e LAUDO MÉDICO para curriculo@ame-sp.org.br Fonte: AME  www.ame-sp.org.br Abraços, Equipe Happy Life (011) 2506-3440 E-mail: happylife@terra.com.br

Virada Inclusiva - 03 de Dezembro

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em dezembro  Shows, teatro, oficinas e atrações esportivas ocorrem nos dias 3 e 4 de dezembro para festejar a inclusão das pessoas com deficiência. Mais de 500 atrações culturais - shows, mostras de teatro e oficinas - e esportivas apresentadas ao longo de dois dias, em 35 municípios. Assim será a segunda edição da Virada Inclusiva, nos dias 3  e 4 de dezembro (sábado e domingo). Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª Virada Inclusiva reúne mais de 75 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras e a participação voluntária de artistas e esportistas. As atrações ocorrem em espaços com acessibilidade física. Em muitas delas os protagonistas serão pessoas com deficiência e também haverá recursos para facilitar o acesso ao conteúdo, como informações em braile e tradução em Libras. O evento tem como objetivo celebrar as conquistas dos cerca de 30 milhões de brasi...