Pular para o conteúdo principal

Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será lançado em Cuiabá


A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, farão a abertura oficial da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil, nesta quarta-feira (18.07), às 10 horas,  no Salão Nobre 'Secretário Clóves Vettorato', no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. 

Na cerimônia haverá o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver Sem Limites e também do 1º Prêmio Coetrae de Jornalismo. Na ocasião ainda serão assinados o Termo de Adesão do Estado de Mato Grosso ao Plano Nacional de Ações Integradas para Prevenção e o Combate à Tortura no Brasil e ainda, o Termo de Cooperação ao Programa Nacional de Proteção à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita). 

Em reconhecimento a contribuição da Secretaria Nacional e do empenho da ministra no avanço das políticas de Direitos Humanos em Mato Grosso, o governador Silval Barbosa outorgará à Maria do Rosário a insígnia da Ordem do Mérito Mato Grosso no grau de Grã-Cruz. De acordo com o secretário Paulo Lessa, presidente da Ordem do Mérito Mato Grosso, a homenagem é a mais alta honraria prestada a personalidades no Estado.

Ao final da cerimônia, no Palácio Paiaguás, as autoridades seguirão para a inauguração da sede própria do Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso, à rua Pedro Celestino, 291, no centro da Capital. 

A Caravana dos direitos Humanos pelo Brasil é um projeto itinerante do Governo Federal que tem o objetivo de estabelecer e consolidar a cultura de Direitos Humanos no País. A programação do evento em Cuiabá se estende ainda no período da tarde de quarta-feira e na quinta-feira (19.07). 

TENDA DA CIDADANIA E OFICINAS TEMÁTICAS 
Uma das vitrines do evento acontece na Praça Alencastro, das 14h às 20h. No local será instalada a Tenda da Cidadania. Diversos parceiros e órgãos públicos estarão presentes com oferta de serviços, projetos e ações dirigidas aos Direitos Humanos no Estado.

Na Escola Estadual Presidente Médici, na avenida Mato Grosso, serão realizadas Oficinas Temáticas sobre 18 temas ligados aos Direitos Humanos. Elas acontecem na quarta-feira (18.07), das 14h às 17h, e na quinta-feira (19.07), das 08h às 18h. As atividades da Caravana dos Direitos Humanos em Cuiabá serão encerradas com uma audiência pública sobre Ouvidoria Itinerante. Uma comitiva integrada por 20 profissionais da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República acompanhará os trabalhos. 

PROGRAMAÇÃO PARALELA 
Em paralelo às Oficinas Temáticas, consta da programação ainda na Escola Estadual Presidente Médici, na quarta-feira , a exposição “A verdade da Repressão. A Memória da Resistência”, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). No mesmo local, das 17h às 20h será lançado o livro “Retrato da Repressão Política no Campo” e debate sobre o tema “Memória e Verdade”. Esse evento também é organizado pela SDH/PR. 

Todas as atividades da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil em Cuiabá receberão a visita da ministra Maria do Rosário.

Fonte: Expresso MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HAPPY LIFE PARTICIPA DE EVENTO SOBRE A LBI.

Audiodescrição foto de Natália Betto.: Foto em detalhe mostrando Natalia Betto ao lado do banner do evento. Natalia é branca, tem 1,65m, cabelos pretos lisos, na altura dos ombros, está de blusa azul, usa calça e sapatos pretos. Ela está em pé, com a mão esquerda sobre a perna. O braço direito está flexionado e a mão espalmada para cima mostra a logomarca “Dialogs for Inclusion” no banner. No canto superior direito da foto, em branco, está a logo da Happy Life. Fim da descrição. Uma empresa em fase de crescimento precisa alimentar boas ideias e se alimentar delas. Foi exatamente isso que fez a Happy Life na última sexta-feira, 25 de novembro de 2016., ao participar do Dialogs for Inclusion, experiência de benchmarking à luz da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. O evento faz parte do projeto Saber Para Incluir, da Diversitas e teve como anfitriã a Dow Química, que recebeu em seu site no Condomínio Rochaverá, um seleto grupo com profissionais de 12 empresas: Bayer, Cetelen, DSM, Ha
A Happy Life esteve à disposição durante o período do salão do automóvel para realizar o transporte de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O transporte era gratuito aos   e as saídas aconteceram da estação Jabaquara do Metrô (Na Rua Anita Costa, Nº 98) e na estação Imigrantes do metrô (Rua Engº Guilherme Winter) para o Centro de Exposições São Paulo Expo.

Depoimento Especial - Carta de Agradecimento FCD

Gostaríamos de compartilhar com vocês uma carta de agradecimento que recebemos da  FCD/BR – Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil, referente ao atendimento realizado no dia 28 de abril de 2017. Obrigada amigos pela mensagem!!! Nós que agradecemos pela preferência e carinho com a nossa equipe. Até o próximo  Happy Transporte ! =) Segue texto da carta: São Paulo, 04 de maio de 2017. Caros amigos e amigas da Happy Life. Paz e Bem! A FCD/BR – Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil – FCD(BR),  organizada juridicamente, é um movimento   ecumênico de evangelização  e promoção humana, tem por objeto valorizar a essência da pessoa com deficiência, destacando suas capacidades, buscando uma renovação cultural das próprias pessoas com deficiência, seus familiares, sociedade e governos, provocando com isso a verdadeira inclusão social. Migrada da França onde foi fundada em 1945, pelo Monsenhor Henri François, f