Pular para o conteúdo principal

Aplicativo de celular que tem como objetivo auxiliar os deficientes visuais na hora de fazer compras.


Criado para celulares por alunos do CIn da UFPE, o Ampli.Vision extrai do código de barras nome, preço e outras informações sobre o produto e repassa para usuário

Independentemente da área de estudo, acessibilidade é um assunto que sempre está em pauta. Na área de ciências da computação também não é diferente. Utilizando novas ferramentas tecnológicas, alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram um aplicativo de celular que tem como objetivo auxiliar os deficientes visuais na hora de fazer compras

Batizado de Ampli.Vision, o aplicativo foi criado na disciplina projeto de desenvolvimento – projetão, com apoio dos professores Cristiano Coelho e Geber Ramalho. “Ao mesmo tempo em que existe um mercado promissor nessa área, trabalhar com acessibilidade foi a maneira que encontramos de ajudar a sociedade”, explica a gerente de projeto da Ampli.Up, a estudante Luana Martins.

O aplicativo funciona da seguinte maneira: basta posicionar o celular em frente ao código de barra que a aplicação identifica o nome, preço e outras informações sobre o produto e repassa a informação para o usuário por meio de sistema de voz. “O app identifica os códigos de barras com leitura multidirecional. Assim não é necessário que o código de barras esteja alinhado com o aparelho”, diz Luana.
O produto será disponibilizado no Android Market e os supermercados que o adquirirem terão de fazer uma assinatura periódica para manutenção e atualização do sistema. “Ainda não temos nada fechado, mas já conversamos com dois representantes de supermercados para estudar a viabilidade do projeto”, explica.
Desde o momento de idealização do Ampli.Vision até a apresentação final, o grupo passou quatro meses trabalhando. “Esta disciplina nos ajuda a vivenciar, dentro do mundo acadêmico, uma experiência de concepção e desenvolvimento de um produto, nos preparando para o mercado de trabalho”, comenta a aluna do CIn.
Também desenvolveram o Ampli.Vision os estudantes André van Drunen, Arley Rodrigues, Erick Lucena, Gabriela Cunha Sampaio, Leonardo Leandro, Lucas Mendes, Luiz Felipe Maia Bagetti, Roberto Souto Maior Filho e Thiago Miotto Amaral.

Fonte: JC Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HAPPY LIFE PARTICIPA DE EVENTO SOBRE A LBI.

Audiodescrição foto de Natália Betto.: Foto em detalhe mostrando Natalia Betto ao lado do banner do evento. Natalia é branca, tem 1,65m, cabelos pretos lisos, na altura dos ombros, está de blusa azul, usa calça e sapatos pretos. Ela está em pé, com a mão esquerda sobre a perna. O braço direito está flexionado e a mão espalmada para cima mostra a logomarca “Dialogs for Inclusion” no banner. No canto superior direito da foto, em branco, está a logo da Happy Life. Fim da descrição. Uma empresa em fase de crescimento precisa alimentar boas ideias e se alimentar delas. Foi exatamente isso que fez a Happy Life na última sexta-feira, 25 de novembro de 2016., ao participar do Dialogs for Inclusion, experiência de benchmarking à luz da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. O evento faz parte do projeto Saber Para Incluir, da Diversitas e teve como anfitriã a Dow Química, que recebeu em seu site no Condomínio Rochaverá, um seleto grupo com profissionais de 12 empresas: Bayer, Cetelen, DSM, Ha
A Happy Life esteve à disposição durante o período do salão do automóvel para realizar o transporte de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O transporte era gratuito aos   e as saídas aconteceram da estação Jabaquara do Metrô (Na Rua Anita Costa, Nº 98) e na estação Imigrantes do metrô (Rua Engº Guilherme Winter) para o Centro de Exposições São Paulo Expo.

Depoimento Especial - Carta de Agradecimento FCD

Gostaríamos de compartilhar com vocês uma carta de agradecimento que recebemos da  FCD/BR – Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil, referente ao atendimento realizado no dia 28 de abril de 2017. Obrigada amigos pela mensagem!!! Nós que agradecemos pela preferência e carinho com a nossa equipe. Até o próximo  Happy Transporte ! =) Segue texto da carta: São Paulo, 04 de maio de 2017. Caros amigos e amigas da Happy Life. Paz e Bem! A FCD/BR – Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil – FCD(BR),  organizada juridicamente, é um movimento   ecumênico de evangelização  e promoção humana, tem por objeto valorizar a essência da pessoa com deficiência, destacando suas capacidades, buscando uma renovação cultural das próprias pessoas com deficiência, seus familiares, sociedade e governos, provocando com isso a verdadeira inclusão social. Migrada da França onde foi fundada em 1945, pelo Monsenhor Henri François, f