Pular para o conteúdo principal

Inmetro avalia cadeiras de rodas com apoio da Abridef


Inmetro avalia cadeiras de rodas com apoio da Abridef
Iniciativa quer proteger o consumidor com deficiência, mas não significa certificação compulsória
O Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está desenvolvendo uma análise inédita sobre cadeiras de rodas. Foram escolhidas oito marcas disponíveis no mercado e dois modelos de cada uma participarão dos testes que serão realizados no Centro Tecnológico do Mobiliário (Senai/Cetemo), localizado em Bento Gonçalves (RS), único laboratório habilitado para ensaios deste tipo de produto. A previsão é que os resultados sejam apresentados em quatro meses.
O projeto foi comunicado, oficialmente, em 19/07, aos membros da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef) e sua comissão de cadeiras de rodas, formada pelos fabricantes associados de todas as partes do país, em reunião na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.
De acordo com Isabela Wanderley Alves, da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro, responsável pelos trabalhos, "o Programa tem o intuito de fornecer ao consumidor dados e fatos para fazer uma boa aquisição de produtos e serviços". No caso das cadeiras de rodas, será verificada a conformidade em relação à norma ABNT NBR ISO 7176:2009, envolvendo itens como: estabilidade, freios, apoio para pés e aros de impulsão, entre outros.

Os resultados das provas serão encaminhados aos fabricantes envolvidos, que poderão se pronunciar a respeito, para a Abridef, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, posteriormente, divulgados à opinião pública pela imprensa, como o Inmetro costuma fazer com vários produtos analisados.
O presidente da Abridef, Rodrigo Rosso, apoia a iniciativa e colocou a entidade à disposição do Inmetro mas fez questão de salientar que a associação acompanhará de perto as ações do órgão nesse programa de análise, para evitar possíves equívocos que possam colocar em dúvida a qualidade de fabricantes de renome e com responsabilidade em relação ao consumidor, uma vez que cadeiras de rodas são produtos muito específicos e com poucas orientações em suas normas, que ainda não foram totalmente finalizadas.
Rosso lembrou que a associação, que tem dois anos de atividades, já desenvolve o projeto do "Selo de Qualidade" para produtos e serviços, uma iniciativa de auto-regulação do setor, em parceria com um dos principais certificadores do país, iniciativa apoiada pelo próprio Inmetro.

Fonte: Flama Jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transporte Adaptado: Programa do Gugu "Sonhar mais um Sonho"

Programa do Gugu - "Sonhar mais um Sonho" Nos dias 08.09 e 09.09 a Happy Life foi contratada para fazer o transporte da cadeirante Jaqueline Monteiro na chegada da sua casa nova em Penapolis/SP. A van que aparece no video faz parte da nossa frota de vans adaptadas. Acesse o video: http://entretenimento.r7.com/videos/cadeirante-ganha-casa-nova-e-adaptada-no-sonhar-mais-um-sonho-/idmedia/911052c0053e4ec183719b4c51cd6606.html Após um acidente de moto, Jaqueline Monteiro ficou paraplégica. Mas, mesmo com as dificuldades, ela se tornou uma para atleta e é vice-campeã de SP no arremesso de dardos. Veja a casa nova e adaptada aos problemas de locomoção que Jaqueline e sua mãe ganharam do Programa do Gugu! Jaqueline aproveito enquanto sua casa estava sendo contruida e fez muitos passeios para o Rio de Janeiro e Boituva/SP aonde pulou pela primeira vez de paraquedas. Veja como ficou linda a casa dela e totalmente adaptada. Abraços, Equipe Happy Life

Oportunidade de Emprego - AME

BANCO MULTINACIONAL contrata PESSOAS COM DEFICIÊNCIA para trabalhar como CAIXA nas cidades: Rio de Janeiro, Pouso Alegre, Varginha, Sorocaba, Salvador, São Paulo, Uberlândia, Brasília e Belo Horizonte. ASSISTENTE COMERCIAL: Aracaju, Feira de Santana, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, São Luis, Teresina, São Paulo e Baixada Fluminense. Média salarial: R$ 2.000,00 + benefícios. Enviar CURRÍCULO e LAUDO MÉDICO para curriculo@ame-sp.org.br Fonte: AME  www.ame-sp.org.br Abraços, Equipe Happy Life (011) 2506-3440 E-mail: happylife@terra.com.br

Virada Inclusiva - 03 de Dezembro

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em dezembro  Shows, teatro, oficinas e atrações esportivas ocorrem nos dias 3 e 4 de dezembro para festejar a inclusão das pessoas com deficiência. Mais de 500 atrações culturais - shows, mostras de teatro e oficinas - e esportivas apresentadas ao longo de dois dias, em 35 municípios. Assim será a segunda edição da Virada Inclusiva, nos dias 3  e 4 de dezembro (sábado e domingo). Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª Virada Inclusiva reúne mais de 75 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras e a participação voluntária de artistas e esportistas. As atrações ocorrem em espaços com acessibilidade física. Em muitas delas os protagonistas serão pessoas com deficiência e também haverá recursos para facilitar o acesso ao conteúdo, como informações em braile e tradução em Libras. O evento tem como objetivo celebrar as conquistas dos cerca de 30 milhões de brasi...