Pular para o conteúdo principal

Inmetro avalia cadeiras de rodas com apoio da Abridef


Inmetro avalia cadeiras de rodas com apoio da Abridef
Iniciativa quer proteger o consumidor com deficiência, mas não significa certificação compulsória
O Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está desenvolvendo uma análise inédita sobre cadeiras de rodas. Foram escolhidas oito marcas disponíveis no mercado e dois modelos de cada uma participarão dos testes que serão realizados no Centro Tecnológico do Mobiliário (Senai/Cetemo), localizado em Bento Gonçalves (RS), único laboratório habilitado para ensaios deste tipo de produto. A previsão é que os resultados sejam apresentados em quatro meses.
O projeto foi comunicado, oficialmente, em 19/07, aos membros da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef) e sua comissão de cadeiras de rodas, formada pelos fabricantes associados de todas as partes do país, em reunião na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.
De acordo com Isabela Wanderley Alves, da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro, responsável pelos trabalhos, "o Programa tem o intuito de fornecer ao consumidor dados e fatos para fazer uma boa aquisição de produtos e serviços". No caso das cadeiras de rodas, será verificada a conformidade em relação à norma ABNT NBR ISO 7176:2009, envolvendo itens como: estabilidade, freios, apoio para pés e aros de impulsão, entre outros.

Os resultados das provas serão encaminhados aos fabricantes envolvidos, que poderão se pronunciar a respeito, para a Abridef, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, posteriormente, divulgados à opinião pública pela imprensa, como o Inmetro costuma fazer com vários produtos analisados.
O presidente da Abridef, Rodrigo Rosso, apoia a iniciativa e colocou a entidade à disposição do Inmetro mas fez questão de salientar que a associação acompanhará de perto as ações do órgão nesse programa de análise, para evitar possíves equívocos que possam colocar em dúvida a qualidade de fabricantes de renome e com responsabilidade em relação ao consumidor, uma vez que cadeiras de rodas são produtos muito específicos e com poucas orientações em suas normas, que ainda não foram totalmente finalizadas.
Rosso lembrou que a associação, que tem dois anos de atividades, já desenvolve o projeto do "Selo de Qualidade" para produtos e serviços, uma iniciativa de auto-regulação do setor, em parceria com um dos principais certificadores do país, iniciativa apoiada pelo próprio Inmetro.

Fonte: Flama Jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transporte Adaptado: Programa do Gugu "Sonhar mais um Sonho"

Programa do Gugu - "Sonhar mais um Sonho" Nos dias 08.09 e 09.09 a Happy Life foi contratada para fazer o transporte da cadeirante Jaqueline Monteiro na chegada da sua casa nova em Penapolis/SP. A van que aparece no video faz parte da nossa frota de vans adaptadas. Acesse o video: http://entretenimento.r7.com/videos/cadeirante-ganha-casa-nova-e-adaptada-no-sonhar-mais-um-sonho-/idmedia/911052c0053e4ec183719b4c51cd6606.html Após um acidente de moto, Jaqueline Monteiro ficou paraplégica. Mas, mesmo com as dificuldades, ela se tornou uma para atleta e é vice-campeã de SP no arremesso de dardos. Veja a casa nova e adaptada aos problemas de locomoção que Jaqueline e sua mãe ganharam do Programa do Gugu! Jaqueline aproveito enquanto sua casa estava sendo contruida e fez muitos passeios para o Rio de Janeiro e Boituva/SP aonde pulou pela primeira vez de paraquedas. Veja como ficou linda a casa dela e totalmente adaptada. Abraços, Equipe Happy Life

HAPPY LIFE PARTICIPA DE EVENTO SOBRE A LBI.

Audiodescrição foto de Natália Betto.: Foto em detalhe mostrando Natalia Betto ao lado do banner do evento. Natalia é branca, tem 1,65m, cabelos pretos lisos, na altura dos ombros, está de blusa azul, usa calça e sapatos pretos. Ela está em pé, com a mão esquerda sobre a perna. O braço direito está flexionado e a mão espalmada para cima mostra a logomarca “Dialogs for Inclusion” no banner. No canto superior direito da foto, em branco, está a logo da Happy Life. Fim da descrição. Uma empresa em fase de crescimento precisa alimentar boas ideias e se alimentar delas. Foi exatamente isso que fez a Happy Life na última sexta-feira, 25 de novembro de 2016., ao participar do Dialogs for Inclusion, experiência de benchmarking à luz da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. O evento faz parte do projeto Saber Para Incluir, da Diversitas e teve como anfitriã a Dow Química, que recebeu em seu site no Condomínio Rochaverá, um seleto grupo com profissionais de 12 empresas: Bayer, Cetelen, DSM, Ha...

JUNTOS NA TI e HAPPY LIFE

A Microsoft abriu as portas da sua sede em São Paulo para receber a 2ª Edição do </> JUNTOS NA TI e foi um sucesso. O evento idealizado pela Esabela Cruz, especialista em inclusão e diversidade da Hewlett Packard Enterprise, contou com apoio de 14 empresas na segunda edição. Das 08:00 as 14:00 aconteceram várias oportunidades de desenvolvimento para o publico com deficiência, empresas, estudantes e gestores. Teve se um Workshop de formação em HTML, CSS e JavaScriptBásico para 22 pessoas com deficiência com todos os recursos necessários para comunicação, como interprete de Libras, orientações para mobilidade das pessoas com deficiência visual, equipamentos acessíveis e 15 instrutores voluntários das empresas apoiadoras,que orientaram pessoalmente o aprendizado. Paralelamente, ocorreu o Painel de Boas Práticas de Inclusão de Profissionais com Deficiência no ambiente corporativo com a participação de 56 profissionais das 14 empresas participantes e visitantes para discuss...