Pular para o conteúdo principal

Inmetro avalia cadeiras de rodas com apoio da Abridef


Inmetro avalia cadeiras de rodas com apoio da Abridef
Iniciativa quer proteger o consumidor com deficiência, mas não significa certificação compulsória
O Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está desenvolvendo uma análise inédita sobre cadeiras de rodas. Foram escolhidas oito marcas disponíveis no mercado e dois modelos de cada uma participarão dos testes que serão realizados no Centro Tecnológico do Mobiliário (Senai/Cetemo), localizado em Bento Gonçalves (RS), único laboratório habilitado para ensaios deste tipo de produto. A previsão é que os resultados sejam apresentados em quatro meses.
O projeto foi comunicado, oficialmente, em 19/07, aos membros da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef) e sua comissão de cadeiras de rodas, formada pelos fabricantes associados de todas as partes do país, em reunião na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.
De acordo com Isabela Wanderley Alves, da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro, responsável pelos trabalhos, "o Programa tem o intuito de fornecer ao consumidor dados e fatos para fazer uma boa aquisição de produtos e serviços". No caso das cadeiras de rodas, será verificada a conformidade em relação à norma ABNT NBR ISO 7176:2009, envolvendo itens como: estabilidade, freios, apoio para pés e aros de impulsão, entre outros.

Os resultados das provas serão encaminhados aos fabricantes envolvidos, que poderão se pronunciar a respeito, para a Abridef, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, posteriormente, divulgados à opinião pública pela imprensa, como o Inmetro costuma fazer com vários produtos analisados.
O presidente da Abridef, Rodrigo Rosso, apoia a iniciativa e colocou a entidade à disposição do Inmetro mas fez questão de salientar que a associação acompanhará de perto as ações do órgão nesse programa de análise, para evitar possíves equívocos que possam colocar em dúvida a qualidade de fabricantes de renome e com responsabilidade em relação ao consumidor, uma vez que cadeiras de rodas são produtos muito específicos e com poucas orientações em suas normas, que ainda não foram totalmente finalizadas.
Rosso lembrou que a associação, que tem dois anos de atividades, já desenvolve o projeto do "Selo de Qualidade" para produtos e serviços, uma iniciativa de auto-regulação do setor, em parceria com um dos principais certificadores do país, iniciativa apoiada pelo próprio Inmetro.

Fonte: Flama Jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HAPPY LIFE PARTICIPA DE EVENTO SOBRE A LBI.

Audiodescrição foto de Natália Betto.: Foto em detalhe mostrando Natalia Betto ao lado do banner do evento. Natalia é branca, tem 1,65m, cabelos pretos lisos, na altura dos ombros, está de blusa azul, usa calça e sapatos pretos. Ela está em pé, com a mão esquerda sobre a perna. O braço direito está flexionado e a mão espalmada para cima mostra a logomarca “Dialogs for Inclusion” no banner. No canto superior direito da foto, em branco, está a logo da Happy Life. Fim da descrição. Uma empresa em fase de crescimento precisa alimentar boas ideias e se alimentar delas. Foi exatamente isso que fez a Happy Life na última sexta-feira, 25 de novembro de 2016., ao participar do Dialogs for Inclusion, experiência de benchmarking à luz da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. O evento faz parte do projeto Saber Para Incluir, da Diversitas e teve como anfitriã a Dow Química, que recebeu em seu site no Condomínio Rochaverá, um seleto grupo com profissionais de 12 empresas: Bayer, Cetelen, DSM, Ha
A Happy Life esteve à disposição durante o período do salão do automóvel para realizar o transporte de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O transporte era gratuito aos   e as saídas aconteceram da estação Jabaquara do Metrô (Na Rua Anita Costa, Nº 98) e na estação Imigrantes do metrô (Rua Engº Guilherme Winter) para o Centro de Exposições São Paulo Expo.

Depoimento Especial - Carta de Agradecimento FCD

Gostaríamos de compartilhar com vocês uma carta de agradecimento que recebemos da  FCD/BR – Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil, referente ao atendimento realizado no dia 28 de abril de 2017. Obrigada amigos pela mensagem!!! Nós que agradecemos pela preferência e carinho com a nossa equipe. Até o próximo  Happy Transporte ! =) Segue texto da carta: São Paulo, 04 de maio de 2017. Caros amigos e amigas da Happy Life. Paz e Bem! A FCD/BR – Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil – FCD(BR),  organizada juridicamente, é um movimento   ecumênico de evangelização  e promoção humana, tem por objeto valorizar a essência da pessoa com deficiência, destacando suas capacidades, buscando uma renovação cultural das próprias pessoas com deficiência, seus familiares, sociedade e governos, provocando com isso a verdadeira inclusão social. Migrada da França onde foi fundada em 1945, pelo Monsenhor Henri François, f